Cultura

Teatro de rua e cinema abrem cartaz no regresso do Cultura em Expansão

  • Notícia

    Notícia

O programa municipal Cultura em Expansão está de regresso, já no próximo fim de semana, com três espetáculos ao ar livre na Quinta do Covelo, na Pasteleira e em Campanhã.

Nos dias 4 e 5 de setembro, o Teatro da Palmilha Dentada apresenta "Os Sete Pecados Mortais", a sua mais recente criação, que resulta de uma colaboração com o Teatro Independente de Paranhos. O espetáculo de rua, com encenação de Ricardo Alves, aborda a aprendizagem para a gestão de expectativas na existência humana, partindo dos sete pecados capitais.

"Os Sete Pecados Mortais" terá sessão dupla: na sexta-feira, na Quinta do Covelo, e no sábado, no Ringue da Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira - Previdência/Torres, ambas às 21,30 horas.

Por sua vez, no domingo, dia 6 de setembro, decorrerá a primeira de três sessões de cinema ao ar livre "Campanhã é a minha casa". O projeto tem como objetivo aproximar a freguesia - que nunca teve uma sala de cinema, nem foi "território-cenário" num filme emblemático da história do Cinema Português - à sétima arte, e imaginar como seria um filme passado neste local.

Com início marcado às 21,30 horas, no Bairro de S. Vicente de Paulo, serão exibidos os filmes "O Ofício da Ilusão", curta-metragem da realizadora Cláudia Varejão, construída a partir dos arquivos de filme da família Resende, e "Por Favor Rebobine", de Michel Gondry.

Ainda no mês de setembro, o Cultura em Expansão irá apresentar o projeto COZINHA(S), de Catarina Barros e do Teatro Experimental do Porto, numa sessão conjunta com "Variações a Partir de um Coração", do Quarteto Contratempus, marcada para dia 11.

O programa inclui ainda os concertos de Sopa de Pedra (dia 13) e eRikm (dia 19); os espetáculos de dança "Palco", de Ana Rita Teodoro (dia 18), e "The Archaic, Looking Out, The Night Knight", de Vânia Rovisco (dia 25); a peça "Muita Tralha Pouca Tralha", de Catarina Requeijo (dias 26 e 27), e a segunda sessão do "Campanhã é a minha casa" (dia 27).

Devido à situação atual, o Cultura em Expansão funcionará segundo novas regras. Os espetáculos terão lotação limitada e é obrigatório o levantamento de bilhete gratuito (máximo de dois bilhetes por pessoa) no local de cada espetáculo, a partir de duas horas antes do seu início.

A programação completa do Cultura em Expansão 2020, assim como todas as novas regras de acesso, pode ser descarregada AQUI e acompanhada na página oficial no Facebook.