Cultura

Teatro Carlos Alberto estreia história romântica de recorte policial “O Duelo”

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Joao_Tuna_O_Duela_01.JPG

João Tuna

Escrita por Heinrich von Kleist e encenada por Carlos Pimenta, a peça “O Duelo” está em cena no palco do Teatro Carlos Alberto (TeCA) de 1 a 10 de julho. Uma novela romântica com recortes policiais em estreia no TeCA com conversas sobre o sentido da justiça à mistura.

“O Duelo” foi lançado há mais de dois séculos e conta a história do assassinato do patriarca da família von Breysach. “A honra e a sinceridade do triângulo de protagonistas parecem decidir-se no confronto que dá título à novela, mas será o juízo de Deus a conceder o triunfo à espada que defenda a verdade”.

O ator Miguel Loureiro protagoniza uma peça “sobre o cálculo e o acaso, o fracasso e o sucesso”. O Teatro Carlos Alberto recebe o espetáculo de quarta-feira a sábado, às 19 horas e no domingo, às 16 horas. No dia 2 de julho, sexta-feira, há uma conversa no final da apresentação, conduzida pelo dramaturgo e professor Jorge Louraço Figueira.

No último dia em palco, 10 de julho, Maria Filomena Molder, responsável pela tradução e adaptação dramatúrgica desta versão encenada por Carlos Pimenta, junta-se a José Bragança de Miranda e José Gomes Pinto para refletir sobre a contemporaneidade do texto do poeta alemão, na conferência Kleist: o(s) sentido(s) da justiça.

A conversa terá entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete. Já o espetáculo tem o custo de 10 euros.