Cultura

Teatro Carlos Alberto celebra aniversário com visita pública e exposição

TeCA é ainda uma sigla que nem todos identificam de imediato. Mas, quando se fala no "Carlos Alberto", todos sabem que se trata da casa de espetáculos na Rua das Oliveiras, que convive com os portuenses há 120 anos. E é esse aniversário que a cidade vai celebrar.

Por iniciativa do Teatro Nacional São João (TNSJ), cuja estrutura integra, o teatro cujo nome homenageia o rei da Sardenha que se exilou no Porto abre as portas a uma visita pública, já pelas 15 horas deste sábado, dia 9.

Orientados pelo arquiteto Nuno Lacerda Lopes, responsável pela reabilitação do TeCA em 2003, os visitantes poderão descobrir alguns dos segredos deste espaço que ficou na memória de muitos por ter acolhido o Fantasporto ou o FITEI, entre outros eventos importantes para a cidade.

Contudo, a visita é limitada a 20 participantes, que devem inscrever-se através do e-mail rp@tnsj.pt e levantar os bilhetes no próprio dia, até meia hora antes do início da visita.

Entretanto, o TeCA inaugurou ontem ao fim do dia a exposição comemorativa "Teatro de Rua", onde se podem admirar cartazes que põem em perspetiva mais de uma década de criação gráfica para esta estrutura cultural da cidade, recuperando do arquivo trabalhos dos designers João Faria, Joana Monteiro e Dobra (João Guedes e André Cruz). 

Até 30 de setembro, a exposição recorda cartazes que dialogaram com as ruas do Porto, anunciando produções da casa, criações de várias companhias da cidade, ciclos de teatro e dança ou espetáculos internacionais.
De acesso gratuito, "Teatro de Rua" pode ser vista de terça-feira a sábado, entre as 14 e as 19 horas, e ao domingo, entre as 14 e as 17 horas. Nos dias de espetáculo, a exposição tem um horário mais alargado: das 13 às 22 horas.