Cultura

Teatro Campo Alegre apresenta ciclo dedicado ao cinema de Fassbinder

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_A_Furia_de_Viver_Fassbinder.JPG

DR

O Teatro Campo Alegre apresenta um ciclo de oito filmes em cópias restauradas, de Rainer Werner Fassbinder, 40 anos depois da sua morte. Os filmes vão estar em exibição de 6 a 26 de outubro.

“A Fúria de Viver” pode ser a síntese (perfeita) da vida do realizador alemão ou um resumo do muito que produziu e realizou ao longo da vida. O ciclo irá mostrar, com exibição em grande ecrã, oito obras do autor, uma delas pela primeira vez em Portugal.

Fassbinder nasceu em Bad Wörishoven, na Baviera, Alemanha, a 31 de maio de 1945, filho de um médico e de uma tradutora. Antes de se dedicar ao cinema, estudou teatro na escola Fridl-Leonhard Studio, em Munique, onde conheceu Hanna Schygulla, que mais tarde seria a sua atriz favorita. Os primeiros ensaios na área do cinema remontam a 1966, com as primeiras duas curtas-metragens.

Ao longo da carreira, o alemão realizou 37 filmes em 13 anos de atividade e colaborou em tantos outros como autor e guionista, entre outras funções. Produziu quatro peças de rádio, escreveu 18 peças de teatro e encenou outras 23. Uma obra que impressiona, tendo em conta que morreu aos 37 anos de vida, vítima de overdose.

O ciclo, da responsabilidade da Medeia Filmes, evoca a figura carismática de um autor que influenciou muitas gerações de cinéfilos. As sessões decorrem de 6 a 26 de outubro, diariamente, no Cine Estúdio do Teatro Campo Alegre.

Os bilhetes estão à venda nas bilheteiras do Teatro Municipal do Porto.