Educação

Teatro Campo Alegre acolheu V Encontro Nacional do Curso Básico

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Teatro Campo Alegre foi palco, esta quarta-feira, do V Encontro Nacional do Curso Básico de Teatro (CBT). Tratou-se de uma iniciativa composta por três sessões de trabalho, debate e convívio entre profissionais da área da educação, alunos, famílias e entidades reguladoras. Em debate esteve a educação artística, nomeadamente a mais recente oferta de ensino artístico especializado – o teatro – e a evolução da escrita teatral na atualidade.

Presentes neste encontro estiveram o ministro da Educação, João Costa, e o vereador da Educação, para quem "a educação artística, a fruição e criação cultural são direitos que devem estar assegurados". "As sociedades do século XXI necessitam, cada vez mais, de pessoas criativas, flexíveis, adaptáveis e inovadoras capazes de participar ativamente nos vários aspetos da existência humana que esta formação artística é capaz de assegurar", sublinhou Fernando Paulo.

Na perspetiva do responsável pela Educação no Município do Porto, "é fundamental que as escolas cumpram, de forma exemplar, os quatro pilares do conhecimento mais valioso enumerados no Relatório Delors, de 2001: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser”, acrescentando Fernando Paulo mais um: “aprender a sentir, porque o teatro, a dança, a música, a poesia, talvez nasçam do mais profundo que temos em nós… considero que na generalidade o têm feito de forma exemplar".

Para além do debate, o V Encontro Nacional do Curso Básico de Teatro teve também exposição de trabalhos, realizados por alunos de várias escolas do 3.º ciclo na disciplina de Técnicas de Produção Teatral, apresentação do documentário "Curso Básico de Teatro – da proposta à implementação", entrega de certificados aos alunos do 5.º grau do CBT e, naturalmente, a apresentação de algumas peças de teatro, por parte de alunos provenientes de várias escolas do país.