Sociedade

Távora e Gisberta dão nome a ruas em Paranhos e Bonfim

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_placo_toponimica_rua_comercio_porto.jpg

Filipa Brito

Rua Fernando Távora e Rua Gisberta Salce Júnior serão as inscrições das novas placas de toponímia a instalar em duas artérias nas freguesias de Paranhos e Bonfim, respetivamente. Proposta da Comissão de Toponímia é discutida na reunião de Executivo de segunda-feira.

O arquiteto Fernando Távora, cujo centenário de nascimento o Município do Porto assinalou no ano passado, dará nome ao arruamento, em Paranhos, com início na Rua Horácio Marçal e terminus na Rua Nova do Rio. A atribuição da placa foi aprovada por unanimidade.

Por seu lado, e por maioria dos votos da Comissão de Toponímia, a freguesia do Bonfim verá nascer a Rua Gisberta Salce Júnior no arruamento com início na Rua das Eirinhas e terminus na Travessa das Eirinhas, em homenagem à mulher transgénero assassinada há quase 18 anos, e perto do local onde foi encontrada.

Entre as mais recentes atribuições de topónimos estão o nascimento, em 2022, da “Rua do Terminal Intermodal”, da “Rua Companhia Portuguesa do Cobre“, da “Rua Sebastião Sanhudo”, da “Rua Dalila Rocha” e da “Rua Fernando Aguiar Branco”.