Sociedade

Tarifário atualizado da Águas e Energia do Porto continua a ser o mais barato da área metropolitana

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_RE_2023_01_16_05.jpg

Miguel Nogueira

O novo tarifário da Águas e Energia do Porto para 2023 entra em vigor a 1 de fevereiro, após receber luz verde do Executivo municipal na reunião pública de segunda-feira. A revisão da estrutura tarifária foi aprovada por maioria, com o voto contra do BE e as abstenções do PS, CDU e Vladimiro Feliz.

A revisão da estrutura tarifária da Águas e Energia do Porto para os serviços de abastecimento público de água e saneamento de águas residuais "impacta os clientes domésticos e não-domésticos em 2,7%”, explicou o vice-presidente da Câmara do Porto e vereador do Ambiente e Transição Climática, Filipe Araújo, em resposta a uma questão colocada por Vladimiro Feliz, do PSD.

O valor dessa atualização é determinado com base nas previsões do Banco de Portugal e sob recomendação da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), esclareceu ainda Filipe Araújo, acrescentando: “Na realidade, a fatura vai ter uma diminuição no custo de abastecimento de água, e um aumento no saneamento. No final, o consumidor vai pagar mais 2,7%.”

“Na Área Metropolitana do Porto somos o sistema mais barato. Entre as sedes de distrito, somos o segundo mais barato. Temos de saber onde nos posicionamos. O tarifário do Porto é inferior aos tarifários sociais de Arouca, Oliveira de Azeméis, Santo Tirso, etc.”, sublinhou ainda o vice-presidente, na réplica a uma questão levantada pela vereadora do BE, Maria Manuel Rola.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, corroborou Filipe Araújo: “O nosso tarifário é social para toda a gente”. O autarca lembrou ainda o investimento feito nos últimos anos para reduzir as perdas de água e água não faturada – no final de 2021 o índice de água não faturada na cidade do Porto registou 14,8%, o valor mais baixo de sempre.

“A proposta é mais equilibrada que a do ano passado, mas não resolve alguns problemas que se mantêm. Há um caminho para um maior equilíbrio”, destacou Ilda Figueiredo, da CDU.

Já a proposta de atualização tarifária do serviço de gestão de resíduos urbanos da empresa municipal Porto Ambiente para 2023 recolheu a unanimidade do Executivo.

Também por unanimidade, foram aprovados votos de saudação e congratulação (apresentados por PS e CDU, respetivamente) pelo centenário do nascimento de Eugénio de Andrade. Na quinta-feira, dia 19, será inaugurada na Biblioteca Municipal Almeida Garrett a exposição “Eugénio de Andrade, A Arte dos Versos”, integrada na programação com que o Museu da Cidade e as Bibliotecas Municipais do Porto homenageiam o poeta.