Cultura

Tânia Dinis lembra as personagens femininas nos 70 anos do Teatro Experimental do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

jose_caldeira_tania_dinis_TEP_01.JPG

José Caldeira

O 70.º aniversário do Teatro Experimental do Porto (TEP) também se celebra no Teatro Municipal do Porto, com a estreia de “Elas entram e ficam!”, de Tânia Dinis.

Nesta sexta-feira e sábado, 16 e 17 de junho, às 19h30, o Grande Auditório do Rivoli recebe esta peça, inspirada no arquivo, na documentação da política cultural e na relação socioeconómica da companhia de teatro.

Tendo como ponto de partida os textos, as peças, as notícias e o arquivo fotográfico dos ensaios e espetáculos do TEP ao longo dos 70 anos de vida, Tânia Dinis propõe uma viagem que pretende “traçar uma linha temporal, permitindo construir uma nova narrativa, refletindo sobre o papel, as histórias e micro-histórias das personagens femininas, representadas até ao momento”, refere a criadora e intérprete.

Em "Elas entram e ficam!" a mulher é a protagonista. Tânia Dinis traça uma linha temporal e lembra as personagens femininas que se encontram representadas nos textos do TEP.

Presença anual na programação do TMP, o TEP foi uma das estruturas residentes no Campo Alegre, no âmbito do programa Campo Aberto, entre 2015 e 2022.

Os bilhetes estão à venda nas bilheteiras do Teatro Rivoli, do Teatro Campo Alegre e online.

As duas sessões terão Interpretação em Língua Gestual Portuguesa.