Economia

Talento do Porto atrai novo centro tecnológico com cunho austríaco

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O talento e as caraterística da cidade continuam a ser responsáveis pela atração de empresas tecnológicas para o Porto. Esta sexta-feira, a austríaca Parkside Interactive abriu o escritório em Sá da Bandeira, onde já trabalham cinco dezenas de pessoas e de onde se espera criar valor superior a quatro milhões de euros em três anos no desenvolvimento de software personalizado e design UX (experiência do utilizador).

“Muito grato por a Parkside ter escolhido o Porto”, Rui Moreira acredita que esta é uma demonstração de que “a cidade é capaz de atrair novos negócios e, claro, o talento”. “As cidades são o seu talento”, reforça o presidente da Câmara do Porto.

Também o facto de “não complicarmos, não obrigarmos a grande burocracia e tentarmos facilitar a vida às empresas”, ajuda na atração de investimento. “Temos a mentalidade muito voltada para os negócios”, acrescenta Rui Moreira.

Reconhecendo que muito talento é “desperdiçado” e sai do país, o presidente da Câmara afirma que a cidade precisa do seu “melhor sangue” para ser competitiva. “Há coisas que estão nas mãos do Governo, não podemos mudar a tributação, não podemos subsidiar empresas, mas podemos tornar a cidade mais atraente, o que, em duas palavras, significa interessante e confortável”, concluiu Rui Moreira, certo de que assim é o Porto “para os negócios e para os jovens”.

A Parkside Intertactive Portugal é a forma de Paulo Moura “retribuir” o que a cidade do Porto lhe deu. “Portuense nascido noutra cidade”, o agora diretor geral do braço português da tecnológica austríaca confessa como, estudando e iniciando na Invicta uma carreira que tomaria o rumo do estrangeiro, acredita que “a melhor forma de dar de volta o que a cidade me deu é conduzir a Parkside com um forte sentido de responsabilidade, de compromisso com a excelência e no interesse de todos os nossos trabalhadores”.

Com perspectivas de criação de valor superior a quatro milhões de euros nos próximos três anos, Paulo Moura espera “não ficar por aí e, em conjunto com as autoridades locais, fortalecer o nosso valor e servir melhor a sociedade, servir melhor o Porto”.

“Queremos uma empresa justa, que atraia talento, que sirva de exemplo para as vantagens de investir no Porto e que aproxime ainda mais a Áustria e Portugal”, afirmou o diretor geral da Parkside, sublinhando a importância de encontrar as portas abertas e das parcerias entre empresas e entre estas e o setor público. “O sucesso da nossa cidade é uma responsabilidade partilhada”, rematou.

Porto na liderança do talento

A inauguração dos escritórios da Parkside Interactive contou com a presença do Cônsul Honorário Austríaco no Porto, do vereador da Economia, Emprego e Empreendedorismo, Ricardo Valente, do diretor geral da Parkside, e de representantes de empresas parceiras como a Zuhlke, Cocus AG, Bosch, Finantech, ou a New Work SE.

Da parte da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), que, em conjunto com a InvestPorto acompanhou a vinda da tecnológica austríaca para a cidade, a diretora de angariação, Philomène Dias, congratulou o início da operação da Parkside no Porto, “que trará serviços, tecnologia, conhecimento e talento”.

A responsável frisou a importância de reter esse talento, mostrando-se “muito orgulhosa por ver que a Parkside trouxe o Paulo de volta para ajudar a acrescentar valor em português na nossa cidade”. “Vocês são o exemplo de que Portugal e o Porto podem ser líderes”, concluiu.