Desporto

Taça da Liga dos Campeões já está na cidade do Porto

  • Isabel Moreira da Silva

  • Notícia

    Notícia

Antes de ser entregue ao vencedor do jogo, no próximo sábado, seja ele o Chelsea ou o Manchester City, a taça da Liga dos Campeões fica em exibição em frente à Cadeia da Relação, no Largo do Amor de Perdição. Para a final no Estádio do Dragão, a PSP já anunciou hoje o reforço das medidas de segurança.

É uma prática comum promovida pela UEFA nas cidades que acolhem a final da Liga dos Campeões. A “UEFA Champions League- Trophy Experience” é, como a própria entidade organizadora pretende, uma autêntica experiência com o público.

O troféu, que pesa 7,5 kg e mede 73,5 centímetros de altura, já aterrou na cidade do Porto e assentou arraiais, provisoriamente, no Largo Amor de Perdição. Uma forma de marcar a contagem decrescente para a final da UEFA Champions League deste sábado, que se joga entre duas equipas inglesas, a partir das 20 horas, no Estádio do Dragão.

Enquanto se ultimam as montagens das duas fan meeting points, nos Aliados e no Parque da Alfândega, os fãs têm assim oportunidade de visitar o "Trophy Experience" e tirar uma selfie com a taça que será disputada entre o Chelsea Football Club e o Manchester City.

A entrada é gratuita e o troféu pode ser visitado até sábado, entre as 9 e as 22 horas. No dia do jogo, sábado, fica exposto até às 16 horas, altura em que depois segue para o estádio. No Largo Amor de Perdição, há ainda uma loja com produtos oficiais e uma réplica gigante da bola oficial do jogo.

Já na Avenida dos Aliados, a UEFA tem também em exposição um insuflável gigante, com 12 metros da altura, do troféu mais prestigiado do futebol de clubes.

Ainda a título de curiosidade, a UEFA informa no seu site que a taça, desenhada por Jürg Stadelmann, em Berna, na Suíça (junto à sede da UEFA), demorou cerca de 340 horas a ser produzida.

A Final da Liga dos Campeões é coorganizado pela UEFA e pela Federação Portuguesa de Futebol. O evento conta com a colaboração da Câmara do Porto.

Esta tarde, em conferência de imprensa, a Polícia de Segurança Pública (PSP) comunicou que as medidas de segurança vão ser reforçadas e que vai ter todos os meios disponíveis no terreno para que a final decorra sem incidentes.

Nesse sentido, criou três perímetros junto ao estádio aos quais apenas pessoas com o bilhete vão ter acesso.

Condicionamentos de trânsito

Devido à fan zone instalada na zona da Alfândega do Porto (de acesso restrito a adeptos), e de modo a garantir condições de segurança à mobilidade de pessoas e veículos, torna-se necessário efetuar o corte total de via, no dia 29 de maio, nos seguintes arruamentos: Viaduto do Cais das Pedras; Rua e Calçada de Monchique; Rua de Miragaia; Rua Nova da Alfândega; Rua do Infante D. Henrique (no troço compreendido entre a Rua Nova da Alfândega e a Rua de Ferreira Borges).

Do mesmo modo, na zona de acesso ao Estádio do Dragão haverá, no sábado, corte total da Alameda das Antas e de vários arruamentos circundantes, conforme pode ser consultado na plataforma do trânsito.

São exceções em ambos os casos o acesso de cargas e descargas, bem como o acesso a garagens e a transportes públicos.

Todos os condicionamentos de trânsito serão assegurados pelas autoridades de segurança.

A STCP vai disponibilizar um serviço de vaivém com 12 autocarros que ligará o Parque da Alfândega (onde ficarão os adeptos do Manchester City) e a Avenida 25 de Abril, entre as 15,30 e as 19,30 horas de sábado.

Já a Metro do Porto preparou uma operação especial com especial incidência na linha do Aeroporto e a pensar sobretudo nos adeptos do Chelsea, que ficarão na Avenida dos Aliados.