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Tabuleiro inferior da Ponte Luís I encerra para obras a cargo da IP no dia 14

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O tabuleiro inferior da Ponte Luís I vai ser encerrado ao trânsito automóvel a partir das 00h00 de 14 de outubro, quinta-feira da próxima semana, no âmbito das obras de reabilitação conduzidas pela Infraestruturas de Portugal. De forma a minimizar os impactos da intervenção para os utentes, será permitida a passagem de peões em situação condicionada através de plataformas montadas especificamente para este fim.

A empreitada de Reabilitação e Reforço do Tabuleiro Inferior da Ponte Luís I sobre o Rio Douro, da responsabilidade da IP - Infraestruturas de Portugal, tem um prazo de execução de aproximadamente 12 meses, estando orçada em cerca de 3,3 milhões de euros.

Até lá, o tráfego automóvel será encaminhado por percursos recomendados. Quem circular na zona da Ribeira ou zona central do Porto, e pretender aceder à margem de Vila Nova de Gaia, deverá seguir em direção à Ponte do Infante. Já o trânsito proveniente da zona oriental da cidade será encaminhado para a Ponte do Freixo, ao passo que o tráfego rodoviário da zona ocidental terá como acesso preferencial a Ponte da Arrábida. Todas estas recomendações estarão devidamente sinalizadas pela Câmara do Porto, que colocará, durante os próximos dias, sinalização adequada para o efeito.

Ainda que a circulação automóvel fique vedada à Ponte Luís I durante o período de obra, o mesmo não acontecerá com a circulação pedonal, que foi possível salvaguardar através de plataformas especificamente montadas para este fim.

Em comunicado, o vice-presidente da IP sublinha que, pelas características da intervenção, o encerramento da ponte ao tráfego rodoviário durante o período da obra era inevitável, tendo o mesmo assunto sido coordenado com os municípios envolvidos, nomeadamente Porto e Vila Nova de Gaia. José Serrano Gordo solicita, por isso, "a melhor compreensão pelos inconvenientes que esta situação provoca, na certeza, porém, de que de estamos a contribuir para a melhoria das condições de segurança da infraestrutura e fundamentalmente dos seus utilizadores". "A IP irá colocar todo o seu empenho para que obra decorra dentro dos prazos previstos", remata.

A intervenção na Ponte Luís I tem como objetivo reparar um conjunto de anomalias já identificadas, a maioria das quais relacionada com a corrosão superficial de elementos metálicos, e outras que venham a ser identificadas no âmbito dos trabalhos a executar.

Além da reparação das situações identificadas, "é necessária a substituição pontual de rebites, a retificação de chapas deformadas, a manutenção dos aparelhos de apoio, a substituição das juntas de dilatação, a reparação das portas de acesso aos encontros e a reabilitação dos serviços afetados.", descreve a IP.

"A empreitada prevê também o reforço dos banzos superiores das vigas, diagonais e montantes por adição de chapas de aço, introdução de sistema de travamento longitudinal e a substituição da laje do tabuleiro", informa também o comunicado.

O projeto pretende, igualmente, conferir à ponte e, em particular, ao tabuleiro inferior uma capacidade resistente compatível com as sobrecargas rodoviárias atuais, pelo que a construção de um novo tabuleiro, permitirá eliminar a limitação de circulação de veículos com peso bruto superior a 30 toneladas, passando a ser admissível a circulação de veículos com peso bruto até 60 toneladas.

A intervenção no tabuleiro inferior tem ainda em vista a redução das vibrações induzidas pela passagem de grandes grupos de peões durante eventos festivos ou desportivos, controlando-se as vibrações horizontais à custa do aumento da rigidez e aumento da massa do tabuleiro.

Sobre a Ponte Luís I

A Ponte Luís I é uma ponte em estrutura metálica com dois tabuleiros, construída entre os anos 1881 e 1888, ligando as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia (margem norte e sul, respetivamente) separadas pelo rio Douro.

Esta construção veio substituir a antiga ponte pênsil que existia no mesmo local e foi realizada mediante o projeto do engenheiro belga Théophile Seyrig, que já tinha colaborado anteriormente com Gustave Eiffel na construção da ponte ferroviária Maria Pia.

A ponte foi inaugurada em 1886 (tabuleiro superior) e 1888 (tabuleiro inferior e entrada em total funcionamento). O tabuleiro inferior do Ponte Luís I assegura a mais antiga ligação rodoviária atualmente em serviço entre o Porto e Gaia e é a única feita à cota baixa.

Desde 2005, o tabuleiro superior da ponte serve a Linha D do Metro do Porto e no tabuleiro inferior circulam peões e veículos automóveis.