Cultura

Symphony, uma viagem virtual ao coração da música clássica

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

É uma experiência imersiva, com duração aproximada de 40 minutos, dividida em dois tempos. Começa com a projeção de um filme panorâmico e passa depois para a realidade virtual, que permite ver, em 360º, a Mahler Chamber Orchestra, dirigida por Gustavo Dudamel, e filmada no Gran Teatro del Liceo de Barcelona. Cada participante nesta viagem vive e desfruta da música clássica como nunca, graças à tecnologia de realidade virtual, sendo mesmo convidado a sentir-se como um dos músicos da orquestra. Chegou, agora, ao Porto e vai estar de portas abertas, de forma gratuita, até 12 de julho, na Praça Casa da Música.

O projeto Symphony, idealizado pela Fundação "la Caixa" e promovido, no Porto, em colaboração com o BPI, a Câmara Municipal e a Casa da Música, chega à Invicta, no âmbito de um tour que arrancou em setembro de 2020, após a sua estreia no CosmoCaixa, Museu da Ciência da Fundação "la Caixa", em Barcelona. Desde então, e durante dez anos, o "Symphony" irá percorrer uma centena de cidades de Espanha e Portugal para oferecer uma experiência imersiva de ponta com base em realidade virtual, da qual já puderam desfrutar mais de 265 mil pessoas.

"'Symphony' vai ao encontro do princípio de abertura a vários públicos e de democratização do acesso a diferentes géneros musicais, que esteve na génese da Casa da Música", afirmou o presidente da Câmara, durante a apresentação do projeto. "A exposição proporciona uma viagem imersiva ao mundo da música clássica, com recurso às muito populares e sempre atrativas tecnologias digitais", acrescentou.

Rui Moreira não deixou, a propósito, de se referir aos muitos projetos que ligam o Município do Porto à Fundação "la Caixa". "Para nós, [a Fundação] é um ator de grande importância na afirmação do Porto enquanto cidade socialmente coesa e que proporciona o acesso à educação, ciência e cultura", sublinhou, acrescentando: “Tanto o Município como a Fundação dão especial atenção às questões culturais, estando empenhados na criação de novos públicos e na democratização do acesso à cultura".

Neste âmbito, Rui Moreira destacou também o papel que a Casa da Música tem vindo a desempenhar desde a sua fundação. Para o presidente da Câmara, "a relevância cultural da Casa da Música decorre não só da qualidade da sua programação artística e do seu extraordinário trabalho de formação musical, mas também da capacidade que a instituição demostra para se abrir à comunidade".

"A Casa da Música é muito mais do que uma sala de espetáculos – é um espaço de partilha de valores, vivências e afetos que contribuem para a formação do indivíduo enquanto ser social e para a construção de uma identidade local", frisou.

Cultura no espaço público

Presente na cerimónia esteve também o curador da Fundação "la Caixa" e presidente honorário do BPI, Artur Santos Silva. "É uma oportunidade excecional esta, que vamos iniciar no melhor sítio da cidade para o efeito, nesta magnífica praça", referiu, garantindo que "a exposição oferece a cultura no espaço público, de forma gratuita, sem que as pessoas tenham de se deslocar a museus ou salas especiais para participar em eventos".

"Na área social, cultural e da ciência, o Porto tem um lugar único" para a Fundação, reconheceu, ainda, Artur Santos Silva.

Também o presidente da Casa da Música destacou a relação que a instituição tem mantido com o Município do Porto e a Fundação "la Caixa". "Ela não se esgota na inestimável contribuição financeira", sublinhou Rui Amorim de Sousa, que valorizou o trabalho desenvolvido, por exemplo, pelo serviço educativo da Casa da Música e no intercâmbio que este mantém com a autarquia.

Experiência imersiva em dois tempos

Coube ao comissário do projeto, o espanhol Marcel Gorgori, apresentar "a viagem virtual ao coração da música clássica". O projeto, que demorou mais de quatro anos a preparar, teve como ponto de partida a abordagem do poder emocional da música na vertente da divulgação.

"Symphony" é formado por duas unidades móveis que se transformam em duas salas de 100 metros quadrados cada uma. Na primeira, podemos assistir a um filme panorâmico que apresenta esta viagem ao espetador e que o conduz através de sons. A segunda unidade é dedicada à experiência de realidade virtual.

Quando o espetador colocar os óculos, verá como, de repente, tudo mudou à sua volta. Estará, nesse momento, no Gran Teatro del Liceo de Barcelona, sentado numa cadeira e o maestro Gustavo Dudamel, alma da Fundação Gustavo Dudamel, dar-lhe-á as boas-vindas. A seguir, ver-se-á rodeado dos músicos de uma orquestra sinfónica, todos em silêncio, à espera da indicação do maestro, que dará energicamente início à Sinfonia n.º 5 de Ludwig van Beethoven. As famosíssimas quatro notas que abrem esta sinfonia marcam o começo desta experiência.

O convite está feito: até dia 12 de julho, na Praça Casa da Música, totalmente gratuito, viaje, virtualmente, ao coração da música clássica.

Horário

*Horário período letivo (2 junho a 14 de junho), passes de 30 minutos:

Público em geral:
- De segunda a sexta, das 10:30h às 13h e das 15h às 20h

Visitas guiadas para escolas:
- De segunda a sexta, das 9h às 10h

Visitas guiadas para grupos:
- De segunda a sexta, 14:30h

Sábado e domingo. Das 10h às 13h e das 16:30h às 20h.

Reserva, através do número de telefone 21 556 24 95

*Horário período não letivo (15 junho a 12 de julho), passes de 30 minutos:

Público em geral:
- De segunda a domingo, das 10h às 13h e das 16:30h às 20h

Lotação limitada

Reserve o seu bilhete no website da Fundação "la Caixa".