Mobilidade

Suspensão do pagamento dos parquímetros avança em toda a cidade após novas restrições

  • Isabel Moreira da Silva

  • Notícia

    Notícia

mno_estacionamento_eporto.original.jpg

Miguel Nogueira

O Município do Porto vai estender a suspensão do pagamento do estacionamento à superfície a toda a cidade, a partir da próxima segunda-feira, dia 25. A medida ajusta-se à entrada em vigor de novas restrições à circulação e ao encerramento de todos os estabelecimentos de ensino e atividades de tempos livres.

Após o anúncio do Governo de encerrar escolas e serviços públicos, regressando o país ao modelo de confinamento geral de março de 2020, a Câmara do Porto informa que decidiu alargar o conjunto de medidas recentemente anunciadas para o estacionamento na cidade.

Assim, e em concordância com o evoluir da situação epidemiológica verificado nos últimos dias, o Município entende ser oportuno, neste quadro, suspender o pagamento do estacionamento à superfície na generalidade do concelho.

Nesse sentido, a Câmara já articulou com o concessionário para a medida entrar em vigor na próxima segunda-feira. A decisão sucede apenas ao fim de cinco dias de suspensão do pagamento dos parquímetros na zona ocidental, onde a gestão municipal é direta e onde, neste momento, um conjunto de obras de repavimentação condicionam também a disponibilidade de lugares naquela zona.

A autarquia sublinha que mantém a preocupação, em primeira linha, de salvaguardar o estacionamento dos moradores (garantindo uma solução para quem já tenha submetido o pedido de avença ou visto o pedido negado por falta de quota disponível), mas dado que as circunstâncias do dever de confinamento também se alteraram, entende que as decisões tomadas devem acompanhar essa evolução.

A suspensão temporária do pagamento dos parquímetros permanecerá em vigor enquanto perdurarem as restrições à circulação agora reforçadas.