Ambiente

Suspensão da adoção de animais de companhia no período de Natal

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_reportagem_adocao_responsavel_04.jpg

Filipa Brito

À semelhança do que vem acontecendo em anos anteriores, o Município do Porto decidiu suspender, temporariamente, os processos de adoção no Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) durante as duas últimas semanas do ano – concretamente, entre os dias 19 de dezembro e 9 de janeiro - como forma de evitar adoções por impulso e sensibilizar para a adoção responsável e consciente de animais de estimação.

De forma a passar a mensagem de que "um animal não é um presente", o centro incentiva à reflexão e ponderação prévias para evitar problemas posteriores, como a devolução ou o abandono de animais causados pelas decisões precipitadas desta quadra.

Desde a sua criação, o CROA vem promovendo o bem-estar e a adoção responsável dos animais, através de campanhas de rua, visitas guiadas às instalações ou deslocações de equipas e de animais resgatados a centros de dia, de forma a chegar à população mais sénior. A partir de janeiro, começam as atividades nas escolas do concelho.

Com capacidade para acolher cerca de 200 animais, o centro de recolha dispõe de 111 boxes para cães e 107 para gatos, entre serviço oficial e adoção.