Urbanismo

Super Bock Arena - Pavilhão Rosa Mota arrecada prémio de Melhor Empreendimento

  • Notícia

    Notícia

#mno_Pavilhao_Rosa_Mota.jpg

O "Prémio Nacional do Imobiliário - Melhor Empreendimento do Ano 2020" atribuiu o galardão de Melhor Empreendimento ao Super Bock Arena - Pavilhão Rosa Mota, na categoria de Equipamentos Coletivos. A cerimónia dos "Óscares do Imobiliário", organizados pela Revista Magazine Imobiliário, decorreu na noite desta quinta-feira, em Sintra. 

O galardão vem somar-se a outra distinção que o Super Bock Arena - Pavilhão Rosa Mota recebeu pouco tempo após a sua inauguração, em novembro passado, como Melhor Obra de Engenharia, atribuída pelos Prémios CONSTRUIR 2019.

O concurso que atribui o "Prémio Nacional do Imobiliário" é considerado uma das referências no panorama do setor a nível nacional. Também designado "Óscares do Imobiliário", nomeadamente quanto à cerimónia de entrega dos galardões, o prémio "permite às empresas demonstrar a excelência dos empreendimentos que têm construído ou reabilitado no nosso País", refere a diretora da Magazine Imobiliário, Carla Celestino.

Recorde-se que o equipamento municipal estava em avançado estado de degradação há décadas. Nunca o poder político da cidade se entendeu sobre o seu modelo de requalificação, até que, no primeiro mandato de Rui Moreira, foi lançado um concurso público para a sua concessão a privados. Deste concurso saiu vencedor o consórcio Círculo de Cristal (composto pela Lucios e a PEV Entretainment), que assegurou todo o custo das obras de reabilitação da infraestrutura. O investimento foi, assim, 100% privado e a Câmara do Porto - durante o período de concessão, que é de 20 anos - ainda recebe cerca de 4 milhões de euros, tendo também a possibilidade de utilizar o espaço. No final da concessão, o equipamento regressa à gestão municipal.