Cultura

Summer School on Art & Cinema da Católica arranca nesta segunda-feira

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_Day_in_The_Life_01.JPG

A terceira edição da Summer School on Art & Cinema organizado pela Escola das Artes da Universidade Católica no Porto, desta vez em parceria com a Haus der Kulturen der Welt (Berlim), regressa este ano entre 5 a 9 de julho para mais uma semana de confluência entre arte contemporânea e cinema no Porto.

No total, serão cinco dias num programa gratuito, que contará com a presença de artistas e realizadores nacionais e internacionais.

Entre os convidados estão Elizabeth Povinelli (antropóloga e cineasta, fundadora do coletivo de cinema aborígene Karrabing Film Collective), Filipa César (artista e realizadora residente em Berlim), Sónia Vaz Borges (historiadora e ativista radicada em Berlim), Matías Piñeiro (realizador argentino), Patricia Ferreira Pará Yxapy (professora e cineasta indígena brasileira), e Ariella Azoulay (autora e artista que trabalha sobre o conflito israelo-palestiniano).

​Ao longo de cinco dias, a Sala da Exposições da Escola das Artes da Católica, o Museu de Serralves, o Cinema Trindade, o Coliseu Porto Ageas e o Cinema Passos Manuel serão as salas escolhidas para receber um programa que pretende debater como modos diferentes de “Survivance” (sobrevivência + resistência) podem produzir formas criativas de subverter a violência em tempos de adversidade e de injustiça sociopolítica e ecológica.

Além dos filmes a serem exibidos, que contarão com a presença dos realizadores, haverá ainda, no dia 6 de julho, a inauguração da exposição "Leitura do Mangue" de Filipa César e Sónia Vaz Borges.

Toda a informação e programação no website da Universidade Católica Portuguesa.