Sociedade

Sugestões neste fim de semana de sol envolvem desporto, lazer e dança

  • Notícia

    Notícia

#mno_mercado_artesanato_06.jpg

Miguel Nogueira

Mercadinhos de artesanato ao ar livre, aulas gratuitas de desporto e muita dança, entre outras atividades, vêm preencher da melhor forma o último fim de semana de abril na cidade.

Diz-se que "depois da tempestade vem sempre a bonança" e, se assim é, o conselho passa por aproveitar este fim de semana fora de portas.

Como habitual, o Mercado de Artesanato do Porto está na Praça de Parada Leitão, entre as 9 e as 19 horas deste sábado. Ali perto, na Praça de Carlos Alberto, o Mercado Porto Belo, com produções de autor, realiza-se das 10 às 19 horas de hoje. E ainda o Mercadinho dos Clérigos, na Rua de Cândido dos Reis.

No domingo, dia 28 de abril, outro mercado leva a alegria à Foz do Douro, mais precisamente ao Jardim do Passeio Alegre. Artesanato e gastronomia são o prato forte do evento.

Para aguçar o apetite, deixa-se como sugestão uma visita ao Mercado Temporário do Bolhão que, a partir das 15 horas deste sábado, vai servir anho assado e arroz de forno. Aproveite e faça as suas compras nos tradicionais comerciantes do Bolhão.

Desporto

Hoje, dia 27 de abril, celebra-se o Dia Mundial do Tai Chi e Qi Gong e, a pensar nesta efeméride, a empresa municipal Porto Lazer apoia a realização de aulas gratuitas destas duas modalidades desportivas, no Parque Oriental, entre as 11 as 13 horas.

Se pretender começar ainda mais cedo a exercitar o corpo e a mente, pode comparecer às aulas de pilates e ioga, que se realizam no Pavilhão Fontes Pereira de Melo, no âmbito do programa municipal Dias com Energia. Também são gratuitas.

Dança

No primeiro fim de semana do DDD - Dias da Dança são diversificadas as propostas e difíceis as escolhas a tomar. O evento, que pela primeira vez se une ao FITEI - Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, foca nesta edição o que de melhor se faz ao nível das artes performativas no país-irmão.

O espetáculo de estreia, "Looping: Bahia Overdub" contagiou o Rivoli e o mesmo se aguarda com "Marengo", "Une Maison" ou ainda com "Avalanche", performance que será apresentada em Serralves, neste domingo. Consulte AQUI o programa completo.

Neste fim de semana, também se dança forró na cidade graças à segunda edição do Forró Douro, que vai andar por vários locais da cidade.

E, no domingo, o Dia Mundial da Dança é assinalado na Avenida dos Aliados, entre as 15 e as 20 horas, com uma grande festa dançante.

Cultura

Nova sessão de Um Objeto e Seus Discursos chega neste sábado, pelas 18 horas, ao átrio da Câmara do Porto.

Moderada pelo adjunto de Rui Moreira para a Cultura, Guilherme Blanc, a conversa vai focar-se na obra "Demolição, 4", de Fernanda Fragateiro, com os comentários da própria artista plástica e do arquiteto e fundador da Kubikgallery, João Azinheiro. A entrada é livre.

No mesmo espaço, onde regularmente se realizam exposições de arte contemporânea, está patente "A Substância do Tempo - 25 fotografias de Sérgio Valente, 45 anos depois do 25 de Abril", onde se podem ver fotografias inéditas sobre a forma como o Porto se organizou e manifestou nesta histórica data.

Em Campanhã, no Espaço Mira, decorre uma outra exposição, que conta com o apoio do programa municipal Criatório. Trata-se de "A mão direita não sabe o que a esquerda anda a fazer" que, sob a curadoria de Paula Pinto, revisita diferentes momentos da vida e da obra do artista Ernesto de Sousa.