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Straßenbahn, o elétrico portuense e a vida nos trilhos circulam na televisão alemã

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Filipa Brito

Conhece o túnel da cidade, de mais de um quilómetro, construído no século XIX para o transporte de mercadorias? Sabe porque leva a Linha 1 do carro elétrico o título do Infante D. Henrique? A televisão alemã veio ao Porto e, a bordo do elétrico, ficou a conhecer a vida sobre carris que vem protagonizando a história da cidade. E até levou um prato de tripas à moda do Porto para a viagem.

O episódio “Durch Porto mit der Elektrischen” (Pelo Porto com o elétrico) é o segundo capítulo de uma história que Alexander Schweitzer conta no programa Eisenbahn-Romantik, do canal ARD Mediathek. O primeiro, sobre a Linha do Douro, foca a atenção no comboio MiraDouro, que nos conduz rumo aos socalcos do Douro Vinhateiro.

Desta vez, o veículo que circula nos carris é o tradicional carro elétrico, uma forma “agradavelmente antiquada” de atrair turistas à cidade, diz o canal alemão, falando mesmo num “renascimento” deste meio de transporte.

Ana Paula Regalado e Luísa Mendes são as guarda-freio que conduzem os elétricos, desde a Foz do Douro até à Igreja do Carmo ou à Praça do Infante, mas a viagem incluiu também uma visita ao Museu do Carro Elétrico, onde antes se produzia a energia que fazia circular os carros.

“O elétrico não é apenas um meio de transporte, o elétrico é o Porto”, sublinha o jornalista.

O presidente da Câmara do Porto foi também entrevistado pela televisão alemã para falar sobre a sua própria relação com o carro elétrico. “Quando era criança, ia sempre para a varanda cada vez que o elétrico passava à frente de minha casa”, recorda Rui Moreira, sublinhando como valor deste meio de transporte para o património do Porto.

Mas o episódio não fala apenas do passado e da importância que o elétrico tem no presente da cidade. O futuro sobre carris, a transformação da mobilidade com o aumento das linhas de metro, projeta um Porto com menos carros e mais perto da neutralidade carbónica.