Mobilidade

STCP transportou mais 1,8 milhões de passageiros em 2021 face a 2020

  • Paulo Alexandre Neves

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Miguel Nogueira

A Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) ultrapassou a fasquia dos 51 milhões de passageiros transportados em 2021, mais 1,8 milhões face a 2020. Um aumento de 3,6% na procura pelos transportes públicos, logo no primeiro ano de gestão intermunicipal da empresa.

“Em 2021, a STCP ultrapassou a fasquia dos 51 milhões de passageiros, retomando assim a curva ascendente que se verificava até 2019, ano recorde com quase 77 milhões de passageiros [mais concretamente, 76,7 milhões]", pode ler-se num comunicado da empresa, a que a Lusa teve acesso.

Ainda que os valores apresentados sejam provisórios, a STCP revela que transportou 51 milhões de passageiros em 2021, face aos 49,2 milhões transportados em 2020, ano em que os efeitos da pandemia apenas não se fizeram sentir em janeiro e fevereiro. Ou seja, mais 1,8 milhões de passageiros (+3,6%).

"Os passageiros em 2021 foram 66% dos transportados em 2019 e, considerando apenas o modo autocarro (excluindo elétricos), essa percentagem sobe para 67%", acrescenta a empresa.

Ora, no modo carro elétrico, os passageiros transportados, tanto em 2020 como em 2021, situaram-se em 34% do valor de 2019. Para este resultado, muito contribuiu “a grande quebra do turismo e o fato da operação ter estado suspensa mais de 80 dias em cada ano devido à pandemia", refere a empresa.

Concretamente, os dados da empresa apontam para um aumento do transporte em carro elétrico, que passa de 242 mil pessoas em 2020 para 250 mil pessoas em 2021, depois de ter alcançado os 738 mil passageiros em 2019, antes da pandemia.

Recorde-se que a gestão e a titularidade do capital da STCP foram transferidas, no dia 1 de janeiro de 2021, para seis municípios. No caso concreto do Município do Porto, este procurou, ao longo do último ano, reforçar não apenas o apoio à transportadora, mas também a confiança dos passageiros na segurança dos transportes públicos, através de medidas como campanhas de sensibilização, aumento da oferta em várias linhas, mas também com a continuidade dos títulos gratuitos para os jovens entre os 13 e os 18 anos, através da assinatura “Andante 3Z Porto.”, associado ao cartão Porto.