Mobilidade

STCP regista aumento de passageiros no primeiro trimestre do ano

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

#mno_paragem_stcp.jpg

Miguel Nogueira

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) divulgou os primeiros dados relativos ao primeiro trimestre do ano, revelando que teve um aumento do número de passageiros, quer no modo autocarro quer no modo carro elétrico, atingindo os 84% por comparação com os utentes registados em igual período de 2019 (pré-pandemia).

Em comunicado, a empresa destaca que, no modo autocarro, “janeiro representou 77% da procura do mesmo mês de 2019. Fevereiro, por sua vez, assumiu 83% e março atingiu os 92%, na mesma análise comparativa”.

Em termos de número total de passageiros, janeiro registou 4,7 milhões (6,1 milhões em 2019), fevereiro 4,9 milhões (5,9 milhões) e março com 5,9 milhões (6,4 milhões em 2019), totalizando 15,5 milhões no final do trimestre. Em igual período de 2019, a STCP transportou 18,4 milhões de passageiros. No primeiro período de 2022, o número máximo diário foi atingido, segundo a empresa, “a 18 de março de 2022, com 242 mil passageiros”.

Procura turística pelas linhas de elétricos

Relativamente às linhas de elétricos, “a procura do primeiro trimestre [do modo carro elétrico], em termos acumulados, é de 61% dos passageiros transportados, no mesmo período, no ano de 2019”. Analisando mensalmente, os aumentos de procura destas linhas são ainda mais expressivos, “com janeiro a representar 35% dos passageiros do período homólogo, fevereiro 61% e março 78%”.

Segundo a transportadora, no primeiro trimestre deste ano, neste meio de transporte, frequentado, sobretudo, por um público mais turístico, a STCP contabilizou 84 mil viagens, face a 139 mil em 2019.

A transportadora assinala que “2020 e 2021 são considerados anos de exceção e que não podem ser comparáveis em termos de níveis de procura, devido à situação de pandemia em que o País se encontrava e aos diversos condicionalismos inerentes”.

Para todos estes números do primeiro trimestre de 2022 muito contribuiu a retoma da atividade turística, bem como o facto da empresa ter estado “a trabalhar com todas as suas linhas de autocarro (69) e linhas de elétrico, de modo a garantir a prestação do melhor serviço às populações dos seis concelhos onde tem operação (Porto, Gondomar, Maia, Matosinhos, Valongo e Vila Nova de Gaia)”.

Recorde-se que a gestão e a titularidade do capital da STCP foram transferidas, no dia 1 de janeiro de 2021, para seis municípios. No caso concreto do Porto, este procurou, ao longo do último ano, reforçar não apenas o apoio à empresa, mas também a confiança dos passageiros na segurança dos transportes públicos, através de medidas como campanhas de sensibilização, aumento da oferta em várias linhas e continuidade dos títulos gratuitos para os jovens entre os 13 e os 18 anos, através da assinatura “Andante 3Z Porto.”, associada ao cartão Porto.