Mobilidade

STCP implementa horário de contingência a partir da próxima segunda-feira

  • Notícia

    Notícia

#mno_abrigos_STCP_02.JPG

Miguel Nogueira

A STCP - Sociedade de Transportes Colectivos do Porto vai implementar uma alteração na operação regular de serviço público, com uma nova modalidade de horários e frequências de viagens, designada "horário de contingência". A medida entra em vigor na próxima segunda-feira, dia 6 de abril.

O novo esquema de horários continua a garantir a mobilidade nos seis concelhos nos quais a STCP opera, com ajustes diferenciados de oferta consoante as linhas, assumindo no global da rede uma redução média no número de viagens aos dias úteis de 35%. "Isto significa que a STCP está a oferecer, em média, 65% das viagens de um dia útil normal", informa a operadora de transportes em comunicado.  

Com estes níveis de oferta, que são diferenciados por linha, a empresa espera respeitar a lotação máxima de segurança em cada viagem (um terço da capacidade), bem como assegurar o máximo cumprimento de horários nas mesmas.

Neste período, o Museu do Carro Eléctrico mantém-se encerrado e os elétricos históricos continuam suspensos.

Medidas adicionais de prevenção

Nesta fase de mitigação e de disseminação não controlada na comunidade do surto do novo coronavírus, a STCP vai "pôr em prática novas medidas adicionais de prevenção que passam pela intensificação de ações de higienização e desinfeção das viaturas, ao longo do dia, de modo a reduzir os potenciais riscos de contaminação".

Para isso, cada motorista irá utilizar sempre uma viatura, devidamente limpa e desinfetada, com ponto de partida de uma das estações de recolha da empresa. No final do respetivo serviço, regressa ao local de origem, onde os autocarros passarão por um novo momento de desinfeção antes de serem atribuídos a um outro motorista e a novas viagens.

Este conjunto de medidas, a ser acionado pela STCP a partir da próxima semana, vai permitir assegurar o serviço de transporte público com uma menor probabilidade de exposição ao vírus Covid-19 (Coronavírus) por parte de passageiros e motoristas.

É neste contexto que, a partir de dia 6, passa a vigorar o denominado "horário de contingência", em toda a rede, uma medida preventiva adicional que visa assegurar o serviço público contínuo e o reforço da segurança dos motoristas e passageiros da operadora.

Tendo em consideração estas novas exigências do serviço, bem como as necessidades dos clientes, a empresa redesenhou uma nova oferta respeitante às 70 linhas da rede STCP, suportando-se sempre que possível nas diferentes modalidades de horários existentes, bem como nas observações dos níveis de procura que têm vindo a ser realizadas.

Alterações nas linhas:

> redução da oferta em 24 linhas, para o horário "domingo" aos dias úteis, face à redução drástica da procura (ZR, 201, 202, 204, 206, 208, 304, 400, 401, 402, 501, 502, 503, 504, 505, 506, 507, 508, 601, 604, 805, 806, 902 e 904);

> Linhas da Rede da Madrugada (11 linhas) e Linha ZF mantêm o horário habitual dos dias úteis;

> Linhas ZM, 207, 302, 303, 603, 804 e 907 assumem um horário especial para esta altura;

> Manutenção da atual oferta nas restantes linhas (que praticam horários de "sábado" nos dias úteis)

+ info: consulte o sítio institucional da STCP