Mobilidade

STCP e Metro com horários especiais na véspera e dia de Natal

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#DR_STCP_01.jpg

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) e a Metro do Porto anunciaram ajustes de horários, nas suas operações comerciais, previstos para a véspera, dia 24, e dia de Natal.

A STCP, que adotou, a partir desta segunda-feira e até dia 2 de janeiro, os habituais horários de "férias escolares", anunciou, em comunicado, que, no próximo domingo, dia 24, o serviço diurno irá operar com o horário regular de "domingos e feriados", sendo que haverá recolha antecipada de viaturas, entre as 18h30 e as 21 horas. O serviço noturno contará com 34 viaturas, distribuídas por 18 linhas em operação. Já o serviço de elétricos históricos (Linhas 1 e 18) termina às 17h30.

No dia de Natal, o serviço da rede de madrugada terá todas as 11 linhas em operação, sendo que a Linha 3 M (Av. Aliados-Aeroporto), não estará a operar com o reforço das meias horas. O serviço diurno irá operar com o horário regular de domingos e feriados, a partir das 7 horas. O serviço de elétricos históricos inicia às 14 horas, a Linha 1, no Infante, e a Linha 18, às 14h15, nos Clérigos.

Já o Museu do Carro Eléctrico estará aberto, dia 24, entre as 10 e as 13 horas. No dia de Natal, o espaço museológico estará encerrado.

Todos os horários das linhas STCP encontram-se disponíveis para consulta nas paragens, no site www.stcp.pt ou através da Linha Azul STCP linhaazul@stcp.pt/226 158 158.

A STCP informa que os horários a praticar no fim de semana de passagem de ano serão divulgados em breve.

Metro fecha às 20 horas na véspera de Natal

Entretanto, a Metro do Porto anunciou que vai terminar a sua operação comercial na véspera de Natal cerca das 20 horas, iniciando as circulações no dia seguinte, 25 de dezembro, pelas 8h30 em todas as linhas.

De acordo com um comunicado da empresa, "o ajuste nos horários deve-se à perspetiva de procura que, historicamente, reduz de forma muito acentuada nesta altura".

Assim, nas linhas que terminam no Estádio do Dragão, as últimas partidas serão às 20 horas (na linha Vermelha, da Póvoa de Varzim), às 20h02 (na linha Azul, do Senhor de Matosinhos) e às 20h10 (na linha Violeta, do Aeroporto), e no sentido contrário rumarão para a Póvoa às 20h01, para o Aeroporto às 20h08 e para o Senhor de Matosinhos às 20h11.

Quanto às restantes, na linha Verde a última saída do ISMAI rumo a Campanhã será às 20h13 (às 20h19 no sentido inverso), na linha Laranja a última saída de Fânzeres rumo à Senhora da Hora será às 20h07 (20h21 no sentido inverso), e na Linha Amarela a última saída de Santo Ovídio rumo ao Hospital São João será às 20 horas (20h04 no sentido contrário).

Já na manhã do dia de Natal, a primeira partida será às 8h36 da Póvoa de Varzim rumo ao Estádio do Dragão (9h03 no sentido inverso), seguindo-se às 8h44 entre ISMAI e Campanhã (8h51 no sentido inverso), 8h52 entre Senhora da Hora e Fânzeres (9h07 no sentido inverso), 9 horas entre Hospital São João e Santo Ovídio (horário igual no sentido inverso) e entre Estádio do Dragão e Senhor de Matosinhos (9h02 no sentido contrário) e 9h06 do Estádio do Dragão para o Aeroporto (9h10 no sentido contrário).

"Para as festividades de Ano Novo, entre 31 de dezembro e 1 de janeiro, o Metro estará em circulação durante toda a noite. Em breve, serão também divulgados todos os detalhes sobre o serviço especial já delineado para esta ocasião", conclui a empresa.