Mobilidade

STCP e Metro asseguram viagens durante as festas da Passagem de Ano

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

NC_STCP_noite_Aliados_01.jpg

Nuno Coelho

Com animação focada nos palcos montados na Avenida dos Aliados e nos Jardins do Palácio de Cristal, além do fogo-de-artifício que será lançado a partir da Praça da República, a Passagem de Ano no Porto será servida com reforço dos transportes públicos.

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) tem preparada uma operação especial “que permite viajar de autocarro até próximo dos vários locais, de forma cómoda, segura e económica”.

Ao serviço noturno já habitual, junta-se a antecipação da Rede de Madrugada (exceto linha 9M), com o quádruplo da oferta habitual e, em média, com viagens a cada 15 minutos e viaturas de maior capacidade, nos principais eixos da rede STCP para uma ligação rápida aos centros dos seis municípios servidos pela operadora.

A linha 800 (Bolhão-Gondomar) será reforçada com mais autocarros e irá prolongar o serviço até ao final da madrugada, em complemento à linha 9M (Rotunda AEP - Gondomar, via Hospital de S. João).

Para quem vai assistir aos concertos nos Jardins do Palácio de Cristal, a linha 1M (Avenida dos Aliados - Matosinhos, Praia) será desviada em Massarelos, via Rua da Restauração, até à Cordoaria.

A STCP estabeleceu, ainda, quatro locais de paragens término na Baixa do Porto, desativando, a partir das 21 horas da última noite do ano, os términos nas proximidades. Assim, para as linhas provenientes de poente, via Rua da Restauração – 200, 501, 507, 601, 602, 1M, 12M e 13M – a paragem será feita na Cordoaria - Rua Dr. Ferreira da Silva.

Os autocarros provenientes de norte, via Rua Gonçalo Cristóvão - 502*, 600, 701, 702, 3M*, 4M e 5M – param no Bolhão – Rua do Bolhão, sendo que, após fecho da Praça da República devido ao lançamento do fogo-de-artifício, as linhas 502 e 3M ficarão encurtadas ao Largo do Priorado (Igreja de Cedofeita). Prevê-se que a 3M volte à Rua do Bolhão perto das 1h30.

As linhas vindas de nascente, via Rua Fernandes Tomás - 305, 401, 700, 800, 801, 7M e 8M – terminam na paragem Mercado do Bolhão – Rua Sá da Bandeira. Neste caso, a STCP adverte que, dada a elevada procura das paragens Santa Catarina situadas na Rua Formosa, todos os embarques das linhas 700, 800, 801, 7M e 8M serão efetuados na paragem SCAT1 (mais próxima à Rua Santa Catarina), ficando desativada a paragem SCAT3.

Por último, a paragem Batalha – Rua Alexandre Herculano (paragem provisória extra junto à Garagem Atlântico) será o término dos autocarros que viajam desde sul, via Rua Mouzinho Silveira ou via Rua Duque de Loulé – 400, 500, 901, 904, 905, 906, 10M e 11M.

Na segunda-feira, dia 1 de janeiro, a rede da STCP operará de acordo com os horários habituais de “domingos e feriados”.

Nos dias 31 de dezembro e 1 de janeiro, as linhas de carro elétrico histórico (1 e 18) irão manter o habitual horário de circulação dos domingos e feriados, voltando a assumir o horário “normal” no dia 3 de janeiro, quarta-feira.

Já a Metro do Porto vai assegurar a circulação das composições durante toda a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro. A exceção é a operação da Linha Violeta, que faz a ligação da cidade ao Aeroporto, cujo transporte termina à uma hora da madrugada. Devido aos concertos a decorrer na Avenida dos Aliados, a paragem de Metro correspondente estará encerrada.

As restantes linhas estarão em contínuo até às seis horas da manhã. A partir daí, o metro circulará no horário habitual dos dias feriados.

Em termos de frequências, na linha Azul (A), entre as 21 e as 03 horas, as partidas acontecem de dez em dez minutos, nos dois sentidos, enquanto na Vermelha (B) e na Verde (C), também neste espaço horário, as passagens fazem-se a cada 30 minutos.

Já na Linha Amarela (D), estará garantida uma viagem a cada dez minutos, entre as 20 e as 22 horas, e de cerca de sete minutos entre as 23 e as 03 horas.

Na Linha Laranja (F) estão previstas viagens a cada 20 minutos a partir das 21 e até às 03 horas.