Mobilidade

STCP com ligação direta entre o Terminal Intermodal de Campanhã e o Hospital de São João

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_reforco_stcp_2023_1.jpg

Guilherme Costa Oliveira

Arranca na segunda-feira, dia 18, a operação da nova linha 404 no percurso da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP). Com o objetivo de apoiar os cerca de 25 mil utilizadores que, todos os dias, chegam e partem do Terminal Intermodal de Campanhã (TIC), a operadora vai fazer os autocarros circular entre aquele equipamento e o Hospital de São João, entre as 6 horas da manhã e as 00h30, sete dias por semana.

De acordo com a empresa intermunicipal, a nova linha "surge para assegurar a ligação entre estes dois términos, via Polo Universitário da Asprela e interface do Dragão, indo de encontro à mobilidade pretendida por estudantes, trabalhadores e visitantes do Polo do Hospital S. João/IPO".

Para garantir a ligação ao TIC durante a madrugada, a STCP vai, ainda, alterar o percurso da linha 9M, que passa a fazer a ligação entre os Aliados e o centro de Gondomar (via TIC) nesse horário. Esta linha deixa, assim, de percorrer a Circunvalação, zona que passa a ser assegurada pela linha 2M entre a Rotunda AEP e o Hospital de S. João.

A operação da linha 2M irá retomar o percurso que existia até 2011, permitindo prestar serviço, ao longo da madrugada, em toda a Rua da Boavista e a quase totalidade da Avenida da Boavista, bem como dar cobertura do espaço da Circunvalação.

Um outro ajuste da operação da STCP vai verificar-se nas linhas 300 (Circular Aliados - Hospital S. João) e 301 (Circular Praça - Hospital S. João). O objetivo da STCP é criar "uma mobilidade na envolvente da Igreja da Areosa, densamente habitada, e das faculdades do Polo Universitário da Asprela".

Assim, será substituído o trajeto atual entre a Igreja das Antas e o Hospital S. João, que passa a ser assegurado pela nova linha 404.

No centro do Porto, a linha 300 vai ligar a Cordoaria à Batalha, aproximando-se do Terminal das Camélias, passando a existir uma ligação direta entre o Hospital de São João e a Batalha, via Av. Fernão de Magalhães.

Também a linha 13M, que faz a circulação entre os Aliados e o Mercado de Matosinhos, será alvo de uma ligeira alteração de percurso junto à Rotunda AEP, devido à entrada da linha 2M. Esta linha passará a efetuar a ligação entre Porto e Matosinhos, via Rua do Lidador.

A operação STCP passa, assim, a contar com 71 linhas de autocarro e três de carro elétrico histórico (a linha 22 encontra-se suspensa devido às obras existentes no centro da cidade do Porto).