Mobilidade

STCP com 37,5 milhões de passageiros no primeiro semestre de 2023

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_paragem_stcp.jpg

Miguel Nogueira

Mais de 37,5 milhões de passageiros viajaram no total das 72 linhas (autocarro e carro elétrico histórico) da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), durante o primeiro semestre de 2023. Em comunicado, a empresa garante que foram superados, em 13%, os níveis de procura do mesmo período do ano anterior e estando a 1% dos números obtidos no ano de 2019 (época de pré-pandemia).

No modo autocarro, a STCP tem verificado uma recuperação gradual na procura, chegando, nesta altura, a números muito semelhantes aos de 2019.

Relativamente ao modo carro elétrico, nas duas linhas atualmente em operação, o número de passageiros aumenta ainda de forma mais notória. No primeiro semestre deste ano, as linhas de elétrico histórico 1 e 18 transportaram perto de 320 mil pessoas, mais 28% do que no período homólogo de 2022 e mais 14% do que em 2019. Estes dados respeitam, exclusivamente, à operação das linhas 1 e 18.

No entanto, olhando à contabilização total da procura no modo carro elétrico no primeiro semestre de 2019, quando estavam em funcionamento as três linhas de elétrico histórico, esta é de 355,4 mil de passageiros.

Recorde-se que, desde 2021, a linha 22 (que fazia o percurso circular entre o Carmo e a Batalha) foi suspensa em virtude da empreitada de construção da futura linha Rosa da Metro do Porto, cujos condicionamentos de trânsito impactam diretamente no percurso desta linha, o que justifica que os números globais de pessoas transportadas nos elétricos históricos do Porto (317,4 milhares de passageiros nas referidas linhas 1 e 18) sejam ainda inferiores aos totais atingidos no primeiro semestre de 2019.

Os elétricos históricos voltarão a operar nas três linhas regulares quando for dada por concluída a empreitada de construção da futura linha Rosa e reposta a normal circulação no centro da cidade.