Mobilidade

STCP circula em exclusivo no Corredor BUS da Avenida de Fernão de Magalhães

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_avenida_fernao_magalhaes_03.JPG

Filipa Brito

O Corredor de Autocarros de Alta Qualidade (CAAQ) da Avenida de Fernão de Magalhães passou a ser uma via reservada a transporte público de uso exclusivo pela STCP, empresa que gere os autocarros do concelho do Porto, desde o início desta semana.

A alteração da sinalização vertical foi o último passo na concretização do conceito que esteve na génese do projeto de um canal separado, mas não segregado, em que o transporte público circula sem filas de espera e com paragem apenas nos locais de embarque e desembarque de passageiros.

Nas interseções, os autocarros terão prioridade sobre o tráfego banalizado, através de um sistema de reconhecimento que irá alterar os semáforos para favorecer a sua passagem quando se aproximam desses equipamentos.

Em simultâneo com a reorganização em curso do término de diversas linhas intermunicipais e inter-regionais já anunciada, esta mudança insere-se na política de aumento da cobertura e da eficiência da rede de transporte público no concelho, seja por operadores privados, seja pela STCP.

Recorde-se que as obras de fundo na Avenida de Fernão Magalhães privilegiaram a mobilidade do transporte público. Considerada uma das vias estruturantes da cidade, a empreitada foi dividida em várias fases e abarcou a extensão da avenida, entre o Campo de 24 de Agosto e a Praça de Francisco Sá Carneiro (Praça de Velásquez), representando um investimento municipal na ordem dos 5,3 milhões de euros.