Mobilidade

STCP aumenta oferta de autocarros à semana a partir da próxima segunda-feira

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_abrigos_STCP_07.JPG

Miguel Nogueira

Face ao atual período de desconfinamento, a partir da próxima segunda-feira, dia 22 de março, a Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) vai alargar a oferta da operação em 18% nos dias úteis. Aos fins de semana a operação continua com o “Horário de Contingência” atualmente em vigor, e os elétricos históricos mantêm a atividade suspensa até 5 de abril.

O aumento da oferta na rede STCP durante a semana surge no seguimento do regresso ao regime presencial de alguns níveis de atividades educativas e letivas e da reabertura de algumas atividades comerciais, face ao atual plano de desconfinamento gradual.

Desta forma, a oferta de autocarros pretende adaptar-se ao previsível aumento de procura, garantindo aos passageiros um serviço de transporte público seguro, e respeitando a regra de capacidade de 2/3 da lotação máxima permitida por veículo, justifica a empresa transportadora.

Neste aumento generalizado de autocarros, a STCP destaca ainda que as linhas 1M (Avenida dos Aliados - Matosinhos Praia) e 11M (Hospital S. João - Coimbrões), da rede da madrugada, vão retomar a operação, ao passo que a linha 907 (Boavista - Vila D’Este) irá manter a oferta de “Horário Normal”.

Já aos fins de semana vai permanecer em vigor o “Horário de Contingência”, uma vez que se vão manter ativas a generalidade das medidas definidas pelo Estado de Emergência vigente, nomeadamente a proibição de circulação entre concelhos.

Quanto à atividade dos elétricos históricos, as linhas 1, 18 e 22 vão permanecer com o serviço suspenso até dia 5 de abril, visto assumirem uma vertente essencialmente turística.

Nos últimos meses, a operadora de Transportes Públicos da Área Metropolitana do Porto (AMP) tem realizado uma monitorização constante da sua operação, de modo a detetar situações que possam ser alvo de alterações, e assim adaptar-se e responder às necessidades dos clientes, com os meios disponíveis.

Mediante os níveis de procura, poderão ainda ser realizados novos ajustes na oferta, que serão comunicados atempadamente pela empresa.

Todos os horários estão disponíveis para consulta no site www.stcp.pt ou através da linhaazul@stcp.pt.

STCP volta a circular pela Rua Formosa

Também a partir da próxima segunda-feira, diversas linhas da rede STCP vão poder novamente realizar os seus percursos pela Rua Formosa, depois da sua reabertura à circulação de transporte público ao dia de ontem. Estas mudanças implicam também um reposicionamento de paragens na zona circundante do Mercado do Bolhão.

Assim, a operadora de transportes pública informa que "a circulação das linhas 301-305-801-7M-8M, no sentido de saída do centro do Porto para a periferia, retoma o percurso normal pela Rua Formosa, reativando as paragens próximas da Rua de Santa Catarina (SCAT1) e do Largo do Padrão (PDR)".

Já as linhas 401-700-800-V94 mantêm as partidas do Bolhão na Rua Firmeza (BLRB4), e contam ainda com uma paragem adicional na Rua de Sá da Bandeira (MCBL3), no sentido descendente, do lado oposto ao Mercado do Bolhão, e continuam os percursos pela Rua Formosa (paragens com os códigos de identificação SCAT1 e PDR).

No sentido contrário, nas viagens que têm o Bolhão como destino, também foi acrescentada uma nova paragem na Rua de Sá da Bandeira. Deste modo, depois da paragem Bolhão Metro (BLM), a paragem Bolhão Firmeza (BLFZ1), no sentido ascendente da Rua de Sá da Bandeira, passa a ser o término destas linhas.