Mobilidade

STCP aumenta a oferta de autocarros a partir da próxima segunda-feira

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_STCP_eletrico.jpg

Miguel Nogueira

A STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto anunciou que vai reforçar a oferta nos dias úteis de 12 linhas de autocarros a partir da próxima segunda-feira, 24 de maio.

A empresa revelou, em comunicado, que tem registado um aumento considerável no número de passageiros diários, situação que resulta do chamado “regresso à normalidade” e da consequente retoma das diversas atividades económicas.

O reforço das 12 linhas traduz-se num alargamento da oferta para 106%, está pensado para um período mínimo de 70 dias úteis, apenas para os dias úteis dos horários “normais”, “sendo o período em que se verificam lotações de passageiros que justificam necessidade de maior oferta”, refere a empresa.

As 12 linhas abrangidas por esta medida são: Linha 200 (Bolhão-Cast. Queijo), Linha 205 (Campanhã-Cast. Queijo), Linha 703 (Cordoaria-Sonhos), Linha 201 (Aliados-Viso), Linha 207 (Campanhã-Mercado da Foz), Linha 800 (Bolhão-Gondomar), Linha 203 (Marquês-Cast. Queijo), Linha 208 (Aliados-Aldoar), Linha 801 (Cordoaria- S. Pedro da Cova), Linha 204 (Hosp. S. João-Foz), Linha 305 (Cordoaria-Hosp. S. João) e Linha 907 (Boavista-Vila D’Este).

Aos fins de semana e nos horários de férias escolares este reforço não se aplica, sendo retomado em setembro/outubro, após as férias de verão, e deverá terminar até ao final de 2021.

A Linha 600 terá também um aumento significativo dos lugares oferecidos, com recurso exclusivo a veículos articulados, aos dias úteis, no horário diurno atualmente praticado.

A STCP revela, ainda, que esta operação surge no âmbito do financiamento atribuído através do protocolo formalizado entre a AMP - Área Metropolitana do Porto e o Fundo Ambiental, Ministério do Ambiente e Ação Climática (Despacho n.º 10846-A/2020). A medida representa um esforço financeiro máximo na ordem dos 750 mil euros.

Todos os novos horários serão disponibilizados nas paragens, bem como no website da empresa.