Mobilidade

STCP ajusta oferta aos fins de semana após quebra acentuada da procura

  • Notícia

    Notícia

#mno_abrigos_STCP_07.JPG

Porto.

A STCP vai ajustar a oferta de serviço aos fins de semana e feriados, a partir das 13 horas, depois de ter verificado que a procura nas tardes dos dois fins de semana anteriores caiu 70%.

Já neste fim de semana, a STCP - Sociedade de Transportes Colectivos do Porto implementa algumas alterações à operação, com a redução da oferta de autocarros em cerca de 10% a partir das 13 horas de sábados, domingos e feriados.

O ajuste será igualmente aplicado à operação com horários de “Férias Escolares” nas vésperas de feriado, sendo que a operadora de transportes pública sinaliza ainda a redução de horário dos elétricos e do Museu do Carro Eléctrico.

“Este ajuste na rede foi definido pela STCP, juntamente com a AMP [Área Metropolitana do Porto], tendo em consideração não só as medidas em vigor na região, impostas pelo Estado de Emergência, mas também os reduzidos níveis de procura constatados nos fins de semana anteriores, nos períodos após as 13 horas, em que está decretada a proibição de circulação em espaços e vias públicas”, justifica a empresa em comunicado.

“Verificaram-se quebras na ordem dos 70%, em termos de procura nos referidos períodos, e os ajustes a serem efetuados são apenas na ordem dos 10%, penalizando ao mínimo os clientes”, continua a STCP.

Assim, nas tardes dos fins de semana de 28 e 29 de novembro e de 5 e 6 de dezembro, bem como nas tardes dos feriados de 1 e 8 de dezembro, serão suspensas algumas linhas de autocarro em que a procura foi muito baixa. A saber: 207, 208, 209, 304, 403, 503, 707, 900 e ZC.

A STCP sublinha, contudo, que “houve a preocupação de garantir soluções de mobilidade alternativa através de outras linhas STCP, assegurando-se assim a oferta de transporte público no Porto, Gaia, Gondomar, Maia, Matosinhos e Valongo”.

Elétricos e Museu do Carro Eléctrico

À semelhança dos fins de semana anteriores, os elétricos históricos do Porto deixam de circular às 13 horas nos dois próximos sábados, domingos, feriados e vésperas de feriado (do dia 28 de novembro a 1 de dezembro e do dia 5 a 8 de dezembro).

Quanto ao Museu do Carro Eléctrico vai encerrar às 13 horas de sábados, domingos e feriados. Nas vésperas de feriado, as segundas-feiras de 30 de novembro e 7 de dezembro, o espaço museológico estará totalmente encerrado.

+ info: consulte o site da STCP