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STCP adjudica fornecimento de 48 autocarros elétricos por 19,2 milhões

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Miguel Nogueira

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) adjudicou à empresa chinesa Zhongtong Bus o fornecimento de 48 autocarros elétricos e de uma estação de carregamento, num contrato de 19,2 milhões de euros, anunciou a empresa.

No seguimento da realização do concurso público internacional, lançado em setembro passado, para a aquisição de 48 viaturas de transporte de passageiros 100% elétricas e uma estação de carregamento elétrica, constituída por 24 carregadores duplos, e de acordo com a informação publicada, na passada quarta-feira, na Plataforma Vortal, a STCP informa que a adjudicação foi feita à proposta apresentada pelo concorrente EF – Energia Fundamental, Mobilidade Elétrica, Lda., representante em Portugal da empresa chinesa Zhongtong Bus (ZT Bus).

O valor global do contrato adjudicado é de 19.260.000,00 € e diz respeito a 48 viaturas 100% elétricas da marca Zhongtong Bus e à instalação da estação de carregamento na Estação de Recolha da Via Norte.

A instalação da nova estação de carregamento está prevista para finais de agosto e a entrega das novas viaturas (tipologia standard de 12 metros e com autonomia de cerca de 370 km) irá ocorrer, faseadamente, entre setembro e novembro de 2023.

Com a aquisição destes novos autocarros elétricos, a STCP verá a sua frota 100% livre de emissões aumentar dos atuais 20 veículos para 68, o que se traduz numa redução de emissões de CO2 de cerca de 4.000 ton/ano [toneladas por ano], permitindo substituir 24 viaturas standard em fim de vida e reforçar a frota da empresa com mais 24 viaturas energeticamente limpas.

“A ZT Bus está entre os cinco maiores fabricantes mundiais de autocarros, o segundo maior no que diz respeito à produção de autocarros elétricos e o primeiro relativamente a autocarros movidos a hidrogénio”, refere a empresa em comunicado.

O concurso público que resultou nesta adjudicação está associado a um investimento de cerca de 20 milhões de euros, parcialmente financiado em 8,4 milhões de euros pela componente de Descarbonização dos Transportes Públicos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).