Inovação

Startups da cidade criam powerbank a pensar em carros híbridos e elétricos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_addvolt_powerbank_uptec.jpg

DR

A AddVolt e a Everythink, duas empresas nascidas na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, acabaram de desenvolver uma powerbank que vai permitir o abastecimento dos veículos elétricos e híbridos em qualquer momento e lugar.

A trabalharem em conjunto desde 2013, a componente tecnológica ficou a cargo da AddVolt - empresa direcionada para a criação de soluções sustentáveis de refrigeração no setor de transportes -, que idealizou e produziu este mecanismo que serve para, de uma forma portátil, carregar carros híbridos e elétricos.

Já a Everythink, startup alojada na UPTEC desde 2008, ficou responsável pelo desenvolvimento da imagem e design do produto.

Esta powerbank vai permitir que qualquer pessoa ou serviço possa garantir o abastecimento de veículos sem o investimento em infraestruturas elétricas dos postos fixos, de acordo com um comunicado na página da UPTEC.

Num projeto-piloto, desenvolvido em parceria com a Galp, as duas empresas portuenses já tiveram a oportunidade de testar a inovação amiga do ambiente em carregamentos rápidos e gratuitos para utilizadores de veículos movidos a energia.

De acordo com Bruno Azevedo, cofundador da AddVolt, o projeto está agora a dar os primeiros passos e, por isso, trata-se de uma “obra inacabada e que ainda tem muito trabalho pela frente”. Também Júlio Martins, cofundador da Everythink, refere que ainda se encontram no “intervalo do jogo”, mas que as “as provas já estão dadas, como demonstra, por exemplo, a colaboração com a Galp”.

Nesta fase inicial, os responsáveis de cada uma das empresas pretendem continuar a desenvolver esta tecnologia e a melhorá-la, estando a ser, para já, aplicada por diferentes empresas em camiões e outros veículos de refrigeração.