Sociedade

Startup portuense de diagnóstico e tratamento personalizado de doenças tem mais cinco milhões para duplicar equipa

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_universidade_porto.jpg

Considerada uma das 150 startups mais promissoras do mundo na área da saúde digital, a iLof – Intelligent on Fiber continua a crescer. Responsável por desenvolver uma plataforma inteligente para diagnóstico e tratamento personalizado de doenças oncológicas, recebeu agora um financiamento de cinco milhões de dólares (cerca de 4,9 milhões de euros) que vai permitir duplicar a equipa.

A empresa explica em comunicado que o capital vai permitir “acelerar compromissos atuais com algumas das principais empresas globais no espaço farmacêutico, biotecnológico", e assim "acelerar pilotos" e "agilizar o desenvolvimento da plataforma".

Para desenvolver “terapias eficazes para milhões de pacientes em todo o mundo”, a iLof vai precisar de contratar mais 20 pessoas até 2023 e está à procura de perfis nas áreas da física, ciência de dados, biologia e gestão de produto.

Esta ronda de financiamento foi liderada pela portuguesa Faber e contou também com a participação do fundo da Microsoft M12, da Quiet Capital, Lunar Ventures, Alter Venture Partners, re.Mind Capital e Fluxunit, bem como com os investidores Charlie Songhurst e Nicol.as Berggruen.

O propósito da iLoF é criar um dispositivo que, gerindo grandes quantidades de dados, ajude a escolher os medicamentos mais indicados para cada doente. Depois dos resultados positivos com doentes de Alzheimer, a solução da iLoF direcionou a luz para casos de acidentes vasculares cerebrais (AVC) e doentes com cancro.

Durante a pandemia, a empresa colocou a tecnologia ao serviço do Hospital de São João e da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto na gestão do fluxo de doentes covid-19, permitindo a otimização dos recursos.

A iLof olha para o futuro da plataforma como uma ajuda na "compreensão das doenças” e na ajuda aos “detetar algumas das doenças mais graves e mortais do mundo, como cancro do ovário, ou a doença de Alzheimer".

Ainda no ano passado, a startup portuense integrou o lote das cinco inovações europeias no setor da saúde a seguir, segundo a rede EIT Health, uma das maiores parcerias público-privadas da Europa no campo da inovação em saúde, com cerca de 150 parceiros, que já acelerou mais de 120 startups em regiões europeias emergentes.

Até ao momento, a iLof já angariou 8 milhões de dólares (cerca de 7,9 milhões de euros) em rondas de financiamento.