Economia

Startup da U.Porto considerada uma das 150 mais promissoras do mundo

  • Notícia

    Notícia

fib_investigacao_fmup.jpg

Filipa Brito

A iLoF - Intelligent on Fiber, uma spin-off da Universidade do Porto, responsável por uma tecnologia patenteada de deteção de nanoestruturas em fluidos, foi mundialmente distinguida na área da saúde digital.

Nascida no INESC TEC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, e atualmente instalada na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), a iLoF está entre as 150 startups mais promissoras a nível mundial na área da saúde digital, de acordo com a lista da CB Insights, uma empresa norte-americana especializada em análise de negócios.

A iLoF, que está a ser desenvolvida na Oxford Foundry, da Universidade de Oxford, foi selecionada entre um conjunto de cerca de 8.000 startups, e é a única com ADN português nesta listagem, dominada essencialmente por empresas norte-americanas (77%).

Para chegar a esta lista anual, a CB Insights recolheu vários dados, tendo por base o perfil de investidor, o potencial de mercado, a análise da equipa e a novidade tecnológica.

"É uma honra estar entre as 150 empresas mais inovadoras e disruptivas a nível mundial na área da saúde digital. A lista da CB Insights é regularmente reconhecida como uma das fontes mais fiáveis sobre tendências e empresas, sendo mais um passo na nossa missão de viabilizar uma nova era da medicina personalizada, ajudando a indústria a desenvolver, escolher e democratizar tratamentos personalizados para pacientes em todo o mundo", afirmou Luís Valente, CEO da iLoF.

A iLoF tem vindo a destacar-se internacionalmente pelo desenvolvimento de uma tecnologia patenteada de deteção de nanoestruturas em fluidos, através de uma plataforma virtual, digitalizando e armazenando perfis biológicos de pacientes e biomarcadores de doenças.

Em julho, a spin-off angariou 1 milhão de dólares para o financiamento de três projetos de investigação, para aplicar no combate à COVID-19, cancro e Alzheimer.

Além disso, recentemente, esteve ainda nomeada para os prémios Portuguese Women In Tech, na categoria de melhor startup nacional fundada por uma mulher.