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Startup do Porto usa inteligência artificial para alimentar o melhor amigo do homem

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É uma caixa para guardar a comida dos cães, mas que, com um pouco de inteligência artificial, quer ajudar os donos a cuidar ainda melhor dos seus animais de estimação. A Barkyn Home encomenda automaticamente a ração antes que ela acabe, mas também permite a ligação ao veterinário e envia alertas para uma alimentação mais saudável. Este produto made in Porto está em pré-venda e pretende atrair investimento para passar à fase de produção.

Os 100 mil euros que a startup agora procura angariar para este novo produto somam-se aos mais de 7,8 milhões que a Barkyn já atraiu. A campanha de pré-venda está ativa na plataforma Indiegogo e pretende reduzir os custos de produção e o preço para o consumidor. A entrega das primeiras caixas está prevista a partir de setembro em toda a Europa.

Entre as potencialidades, a mais recente inovação da startup – que pode guardar até 17 quilos de ração e apenas funciona com a comida vendida pela Barkyn – permite encomendar, de forma automática, a comida dos cães dias antes de acabar, prevê o risco de obesidade e a propensão para diabetes, permite fazer marcações com veterinários e criar programas de treino especializado, assim como melhorar os hábitos alimentares dos animais. Tudo com recurso a uma aplicação para smartphones.

Em 2019, a Barkyn já se tinha chegado à frente na política de bem cuidar dos animais de companhia ao conceder “licença parental” paga aos seus colaboradores que decidissem acolher um cão.

Com presença em Espanha e Itália, e vendas em vários países da Europa, as receitas da empresa triplicaram no primeiro trimestre de 2020, comparado com o mesmo período do ano anterior. E o facto de trabalharem unicamente online foi um fator decisivo para que o primeiro confinamento se revelasse um momento positivo para as vendas.

A Barkyn começou a desenvolver pacotes de produtos – ração, brinquedos, serviços veterinários – para cães em 2017. Três anos depois, recebeu um investimento de cinco milhões de euros e o seu fundador foi distinguido como Empreendedor do Ano ao vencer o prémio João Vasconcelos, criado pela Startup Lisboa.

A aliança entre o cuidar dos animais e a tecnologia levou a startup portuense a recorrer a uma solução de machine learning para prever quais os visitantes do seu website com maior probabilidade de comprar e, assim, ajudar na criação de campanhas de marketing mais eficientes. O modelo, desenvolvido pela Velocidi – tecnológica com sede em Nova Iorque mas com centro tecnológico no Porto – foi distinguido nos Digiday Technology Awards, que são dos mais conceituados no setor industrial.