Cultura

Sopa de Pedra são convidadas da próxima Escuta Ativa da Fonoteca Municipal

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Joao_Padua_sopa_de_pedra_01.JPG

João Pádua

A última sessão de Escuta Ativa antes da pausa estival acontece este sábado, dia 22 de julho, às 11h00, e tem como anfitriãs as Sopa de Pedra, que propõem o seu disco "Do Claro ao Breu". A entrada é gratuita.

Lançado em 2022 pela Lovers & Lollypops, "Do Claro ao Breu" desenha-se como um objeto de contrastes, integrando duas composições antagónicas e independentes, como se de uma representação do dia e outra da noite se tratasse.

O lado A, mais luminoso, parte do trabalho que o coletivo realizou com o bailarino e coreógrafo José Artur Campos para a sonorização da curta de vídeo-dança "Meia de Leite". Uma composição onde a polifonia de vozes, rica em atmosferas e paisagens, enceta um diálogo com dois poemas de Eugénio de Andrade: "Falo de um Verão" e "A uma fonte".

O lado B, mais virado para o obscuro e para o noturno, apresenta-se como uma viagem em torno de elementos sinistros e grotescos do imaginário popular tradicional. Esta composição resulta da colaboração das Sopa de Pedra com o coletivo portuense Oficina Arara, onde a proposta foi a de musicar textos inspirados nas superstições populares já desaparecidas ou residuais, mais concretamente algumas rezas, orações, ensalmos e benzeduras ao ar.

Após esta sessão, a Escuta Ativa da Fonoteca Municipal do Porto, com periodicidade mensal, regressa em setembro.

Até lá, todos os interessados em conhecer e consultar o vasto acervo de discos de vinil poderão fazê-lo através do seu website ou visitando o espaço, de terça a sábado, entre as 14h00 e as 19h00.