Cultura

Soltam-se as folhas das árvores e folheiam-se as dos livros nas bibliotecas municipais

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_feira_livro_geral_2021_9.jpg

Porto.

A Biblioteca Municipal Almeida Garrett e a Biblioteca Pública Municipal do Porto abrem as portas ao outono e retomam as sessões à volta dos livros para os mais novos. Os Sábados a Contar e as Oficinas com Estória estão de regresso com atividades gratuitas.

No dia 1 de outubro, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, a primeira sessão dos Sábados a Contar traz “Sábado”, de Oge Mora, um livro que “ajuda a saber lidar com os imprevistos num mundo cheio de imperfeições, mas também repleto de possibilidades”.

No fim de semana seguinte, conta-se a história d’A Grande Comichão. Escrito por Victoria Cassanel, fala em como “ajudar os outros nos traz muitas vezes inesperadas e maravilhosas surpresas”.

“Eu quero mesmo aquele bolo” é a proposta dos Sábados a Contar para dia 15. A história de Simon Philip conta como pode ser tão difícil “resistir ao bolo de chocolate mais incrível deste mundo”.

A última atividade de outubro na Biblioteca Municipal Almeida Garrett é a 22 e faz-se à volta de uma “Estranha Visita”, “um livro de mistério, suspense e terror… Uma história sobre estranhas amizades, com um final surpreendente”, escrito por Gracias Iglesias.

Os Sábados a Contar dirigem-se a crianças entre os três e os seis anos e acontecem sempre às 11 horas, com exceção do dia 8 de outubro, que terá também sessão às 15h30. A inscrição é feita através do preenchimento de formulário.

No dia 1 de outubro, às 15 horas, volta igualmente à Biblioteca Municipal Almeida Garrett a já habitual Oficina de Ilustração orientada por Mariana Rio. De inscrição prévia obrigatória através do endereço de correio eletrónio bmp@cm-porto.pt, é dirigida a crianças entre os cinco e os dez anos.

Também em outubro, a Biblioteca Municipal Pública do Porto oferece novas sessões das Oficinas com Estórias. No primeiro sábado, a atividade começa sempre com a palavra “supõe”, levando os mais novos “para uma série de cenários plenos de impossibilidade e disparate” em torno do livro “Supõe”, de Alastair Reid.

No dia 8, na biblioteca, há “O muro no meio do livro”, de Jon Agee, que “supostamente” serve “para proteger um lado do livro do outro lado. Supostamente”, enquanto a sessão de dia 15 se desenrola inspirada n’A menina que plantava árvores. Escrita por Caryl Hart, fala do “sonho de uma menina que inspira uma aldeia inteira a criar algo incrível”.

A última Oficina com Estória de outubro acontece a 22 e traz “O pequeno livro da vida”, onde Maria Inês Almeida conta como “a vida é muita coisa e nela muitas coisas passam. Transformam-se, vão-se embora. O sono termina. Uma pequena ferida cura-se. Há encontros e desencontros”.

Para que as crianças – dos sete aos dez anos – participem nas Oficinas com Estória, deve ser feita a inscrição através do endereço de correio eletrónico bmp@cm-porto.pt. As sessões acontecem sempre duas vezes por dia, às 11 e às 15h30.