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Sofá com vista para a passerelle na 48.ª edição do Portugal Fashion

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Filipa Brito

Começa hoje o primeiro take de uma edição exclusivamente digital do Portugal Fashion. Ao longo das próximas três noites, são transmitidos os vídeos de apresentação das novas coleções outono-inverno de Maria Carlos Baptista, Estelita Mendonça, Katty Xiomara, Inês Torcato, Maria Gambina, Miguel Vieira, Ernest W. Baker, David Catalán e Alexandra Moura. A Câmara do Porto renova o apoio institucional ao evento.

É no conforto do lar, de preferência num voluptuoso sofá, que se vai assistir ao 48.º Portugal Fashion. Numa edição 100 por cento digital, em consonância com as medidas de contenção da pandemia, as apresentações das coleções outono-inverno 2021-22 serão transmitidas em livestream no site do Portugal Fashion, bem como nas redes sociais (Facebook e Instagram) do evento. E além de trazerem consigo alguns dos maiores nomes da moda portuguesa, os próximos três serões são acompanhados pelo humor, irreverência e criatividade de Hugo van der Ding.

O programa de apresentações arranca então nesta quinta-feira, às 20 horas, com a jovem criadora Maria Carlos Baptista (plataforma BLOOM), seguindo-se Estelita Mendonça (20,45 horas) e Katty Xiomara (21,30 horas). Um dia depois, a 19, nos mesmos horários, será a vez de Inês Torcato, Maria Gambina e Miguel Vieira revelarem as suas coleções para a estação fria. Já no sábado, dia 20, vão ser conhecidas as propostas outono-inverno de Ernest W. Baker, David Catalán e Alexandra Moura.

Na primeira parte desta “The Sofa Edition”, vão ser transmitidos vídeos com as coleções dos criadores, alguns deles já apresentados no roteiro internacional do Portugal Fashion, com generalizado aplauso nas semanas da moda de Paris e Milão, e ainda pequenas produções audiovisuais, de cariz mais conceptual, numa opção dos próprios designers por registos mais adaptados ao desafio do digital.

Além disso, Hugo van der Ding, entrevistará todos os criadores justamente de sofá para sofá, também por via digital. O humorista tem vindo, aliás, a publicar pequenos sketches ilustrados nas redes sociais do Portugal Fashion, “em que parodia o universo da moda tendo como personagens um casal enfadonhamente confinado em casa, José e Mariana, que é visitado pela hilariante Girafa Féshion”, assinala a organização em comunicado.

No segundo take do 48.º Portugal Fashion, em data a anunciar, o programa incluirá vídeos da plataforma BLOOM (jovens designers e alunos de escolas de moda) e dos vencedores do último concurso BLOOM, Maria Carlos Baptista e Marcelo Almiscarado. Vão ainda ser reveladas as novas coleções dos criadores e marcas Diogo Miranda, Alves/Gonçalves, Hugo Costa, Luís Onofre, Marques’Almeida, Susana Bettencourt, Pé de Chumbo, Sophia Kah e Concreto.

Destaque ainda para a apresentação dos uniformes da Seleção Nacional para os Jogos Olímpicos de Tóquio e para um happening designado de “Welcome to Porto”, cujos protagonistas são a marca Davii e o designer Nuno Miguel Ramos.

“O formato digital do 48.º Portugal Fashion é ditado por razões de saúde pública, mas também procura ir ao encontro das novas formas de consumo e interação com a moda, sobretudo entre os nativos digitais. Quisemos juntar o útil ao agradável, através de um formato inovador que reúne moda, glamour e humor. De resto, os nossos criadores e marcas desenvolvem hoje quase toda a sua atividade online, pelo que esta edição se insere neste esforço de transição digital da moda”, explica a diretora do Portugal Fashion, Mónica Neto.

Município do Porto renova compromisso

O Portugal Fashion beneficia do apoio da Câmara do Porto, que muito recentemente renovou o seu compromisso institucional com o evento. De acordo com o município, “a realização do Portugal Fashion na cidade reforça o posicionamento do Porto como novo epicentro europeu da moda, promovendo também o cluster da indústria criativa, que tem nos últimos anos trazido uma série de novos negócios e empresas para o município”. Acresce que, ao promover o empreendedorismo qualificado na fileira moda, o Portugal Fashion cria condições para que os jovens convertam o seu conhecimento em valor económico e social – dinâmica que é de elevada importância para a estratégia de desenvolvimento socioeconómico da cidade e da região, sinaliza a autarquia.

Para o Portugal Fashion, o apoio da Câmara do Porto “confere ao evento recursos acrescidos para reforçar a sua posição no ecossistema de moda nacional e internacional e, desta forma, fortalecer as dinâmicas da cidade/região enquanto hub de inovação, empreendedorismo, manufatura, criatividade e cultura”. Com esta cooperação estratégica, está-se a dinamizar a componente comercial do Portugal Fashion, no quadro de uma cidade/região historicamente ligada às indústrias transformadoras nacionais, nomeadamente dos sectores do têxtil, vestuário e calçado”, sublinha.

O Portugal Fashion é um projeto da responsabilidade da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, que conta com o apoio dos seus parceiros estratégicos e é cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, com fundos provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.