Sociedade

Sociedade Portuguesa de Numismática assinala 70 anos de existência

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A Sociedade Portuguesa de Numismática (SPN) foi fundada em 1952. Sediada, desde sempre, no Porto, a instituição assinala, este ano, os seus 70 anos de existência, com a realização do VI Congresso Nacional, no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett. Hoje, na sessão de abertura, o presidente da Câmara do Porto recordou as origens da instituição, que remontam ao tempo das tertúlias promovidas, no Café Flórida, por um grupo de colecionadores portuenses.

“Fixada desde sempre na nossa cidade, a Sociedade constituiu-se como líder no desenvolvimento da investigação e na salvaguarda do património numismático nacional”, sublinhou Rui Moreira.

“Classificada e examinada ao longo dos tempos, em povos de diferentes geografias, a moeda é, enquanto objeto de estudo ou documento histórico, não só um intérprete das relações socioeconómicas, mas também uma janela entreaberta sobre a história do ser humano em sociedade”, acrescentou.

Passados mais de 20 anos desde a sua última edição, o congresso ganha um especial enfoque, “pelo que representa para a valorização e divulgação do património numismático em Portugal”, adiantou o autarca.

O VI Congresso Nacional de Numismática conta com cerca de uma centena de inscritos, muitos deles internacionais. Vai abordar aspetos relativos à moeda anterior à nacionalidade e à numária nacional, sem esquecer as questões relacionadas com o colecionismo e as novas tendências da numismática e suas perspetivas de futuro.

Contando com o apoio do Município do Porto, as sessões previstas no programa do congresso vão realizar-se na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). Para além da inauguração de exposições, como a que o Gabinete de Numismática do Museu da Cidade do Porto apresenta na Casa do Infante, o programa inclui ainda uma homenagem aos mais antigos associados da Sociedade Portuguesa de Numismática. Composta hoje por cerca de 600 associados, a instituição alberga uma biblioteca e um museu, para além de promover projetos editoriais temáticos.