Ambiente

Sob o mote “Cuidar Campanhã”, o projeto URBiNAT regressou à rua

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Depois de meses de trabalho online e presencial, o projeto regressou as ruas de Campanhã, retomando as iniciativas que vão ativar o Corredor Saudável e promovendo a sua utilização e apropriação pela comunidade local e visitantes.

O Experimento “Cuidar Campanhã” preparado e desenvolvido pela Câmara do Porto com os cidadãos e cidadãs que trabalham e residem em Campanhã, as organizações e as escolas locais, marcou o regresso do projeto URBiNAT, de criação de “corredores saudáveis”, às ruas desta freguesia da cidade.

Numa iniciativa que contou com a presença do vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, todas as atividades realizadas tiveram como principal objetivo experimentar e testar as ideias cocriadas no âmbito do projeto URBiNAT.

Assim, durante a manhã de 13 de novembro, foram dinamizadas caminhadas pelo património, ações de recolha de resíduos e sensibilização, conversas sobre hortas urbanas comunitárias, workshop de criação de conteúdo digital para a plataforma de disseminação e comunicação Campanh’UP, jogos tradicionais, aulas de yoga e diversas atividades de Educação Ambiental que contaram com cerca de 130 participantes. A iniciativa terminou com um magusto na Horta da Oliveira.

As atividades tiveram lugar no espaço que será futuramente ocupado pelo Corredor Saudável, designado agora de “Parque da Alameda de Cartes”. Este parque de quatro hectares pretende dar melhores condições de vida àqueles que diariamente utilizam este território através do recurso a soluções baseadas na natureza (como, por exemplo, hortas e florestas urbanas, bacias de retenção, jardins sensoriais), complementadas por iniciativas de caráter educacional, ambiental e socioeconómico, todas elas codesenhadas e codesenvolvidas pela comunidade local.

A apresentação sobre o projeto do Corredor Saudável (Parque da Alameda de Cartes) pode ser visualizada aqui, e mais informação sobre o projeto pode ser consultada aqui.