Urbanismo

Siza Vieira lança catálogo da sua obra em Serralves

  • Notícia

    Notícia

#mno_in_disciplina_Siza_Vieira_14.JPG

Miguel Nogueira

O lançamento do catálogo da exposição Álvaro Siza: In/disciplina decorre esta tarde, pelas 18 horas, no Auditório de Serralves. É apresentado pelos seus editores, Arq. Nuno Grande e Arq. Carles Muro e do próprio Álvaro Siza Vieira. 

A esta apresentação juntam-se os arquitetos Adalberto Dias, António Madureira e Carlos Castanheira, convidados a recordar algumas das obras em que colaboraram com Álvaro Siza e que se encontram ao longo desta completa publicação.

Publicado por ocasião da exposição Álvaro Siza: in/disciplina - que lança uma retrospetiva de 65 anos da obra do arquiteto no Museu de Serralves, que o próprio projetou - o catálogo apresenta uma vasta e exemplar seleção de desenhos, esquissos e anotações pessoais de Álvaro Siza. Foram produzidos durante a conceção, a construção ou a conclusão dos 30 projetos incluídos nesta mostra expositiva, reunidos a partir dos vários arquivos onde estes se encontram depositados (principalmente do Arquivo Álvaro Siza - Fundação de Serralves; Arquivo Álvaro Siza - Fundação Calouste Gulbenkian; e Álvaro Siza fonds - Canadian Centre for Architecture).

A edição conta com um texto original de Álvaro Siza, com ensaios de autores convidados - Joana Couceiro, Mark Lee e Wilfried Wang - e ainda com breves depoimentos de vários arquitetos internacionais sobre a obra de Siza.

De forma inédita, este catálogo documenta os livros, as leituras e as viagens de Álvaro Siza, através de exemplares e de desenhos que pertencem ao seu arquivo pessoal.