Urbanismo

Siza Vieira ganha prémio de arquitetura em Espanha

  • Notícia

    Notícia

#mno_retrato_Siza.jpg

Miguel Nogueira

O arquiteto português Álvaro Siza Vieira foi distinguido pelo governo espanhol com o Prémio Nacional de Arquitetura 2019, segundo revelou na rede social Twitter o ministro espanhol do Fomento, José Luís Ábalos.

"Acabo de informar Álvaro Siza que foi galardoado com o Prémio Nacional de Arquitetura 2019", escreveu o governante espanhol, citado pela Lusa, frisando que Siza Vieira é "um arquiteto português reconhecido mundialmente, que tanto tem contribuído para a arquitetura e as cidades espanholas".

A decisão de atribuir o prémio foi tomada durante o II Congresso Internacional "Arte, Cidade e Paisagem", que termina hoje em Cuenca e tem Portugal como país convidado.

O Prémio Nacional de Arquitetura é um galardão atribuído anualmente pelo governo espanhol desde 1932.

Siza Vieira, nascido em Matosinhos em 1933, estudou Arquitetura na Escola Superior de Belas Artes do Porto, entre 1949 e 1955, e assinou várias obras na cidade, como a Faculdade de Arquitetura do Porto e o contíguo Pavilhão Carlos Ramos, as casas do programa SAAL em São Vítor e na Bouça ou o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, entre várias.

Em Espanha, construiu, entre muitos outros edifícios, o Centro Meteorológico da Villa Olímpica de Barcelona, as casas de habitação social de Cádis, a Faculdade de Ciências da Informação de Santiago de Compostela, a Reitoria da Universidade de Alicante e o edifício Zaida de Granada.

Tem ainda uma lista extensa e projetos construídos por todo o mundo, tal como a de distinções atribuídas, sobressaindo de entre estas o Prémio Mies van der Rohe (1988) e Prémio Pritzker, da Fundação Hyatt, pelo projeto de renovação na zona do Chiado, em Lisboa (1992).