Cultura

Siza Vieira e Carlos Castanheira encerram exposição em Serralves com conversa

  • Notícia

    Notícia

Filipe_Braga_EXPOSICAO_ORIENT_EXPRESS_01.JPG

Filipe Braga

A Fundação de Serralves promove neste domingo, às 11 horas, uma conversa sobre arquitetura com Álvaro Siza Vieira e Carlos Castanheira, a propósito do encerramento da exposição “Orient Express – Viagem De Retorno”. A entrada é gratuita, mediante inscrição prévia obrigatória.

Os vários projetos que têm desenvolvido em conjunto na Ásia são o ponto de partida perfeito para a conversa entre os dois pesos pesados da arquitetura portuguesa, inspirada na exposição que apresenta parte do acervo depositado em Serralves relativo aos projetos de Álvaro Siza Vieira e Carlos Castanheira naquele continente.

São esquissos, desenhos, maquetas, esculturas, fotos e vídeos, reunidos ao longo de três décadas, que dão a conhecer várias obras dos dois arquitetos por terras do sol nascente. O processo de estudo, construção e execução do projeto de arquitetura é, aliás, particularmente focado na “Orient Express – Viagem De Retorno”, patente no Museu de Serralves desde janeiro.

A maioria das exposições onde este material expositivo foi usado ou exposto, um pouco por todo o mundo, teve a curadoria do arquiteto Carlos Castanheira que o mantinha à sua guarda, informa a Fundação.

As inscrições para assistir presencialmente à conversa devem ser realizadas através do email d.cruz@serralves.pt. O acesso está condicionado à lotação do auditório, de acordo com as medidas restritivas em vigor.