Cultura

Siza e Carlos Castanheira entregam acervo a Serralves e conversam sobre a Ásia

  • Notícia

    Notícia

#mno_in_disciplina_Siza_Vieira_29.JPG

Miguel Nogueira

Os arquitetos Álvaro Siza Vieira e Carlos Castanheira assinam formalmente na próxima quinta-feira, dia 30, o contrato de depósito do seu acervo com a Fundação de Serralves.

A cerimónia, de entrada gratuita, está marcada para as 18 horas e é seguida de uma conversa entre os dois, moderada pelo arquiteto Pedro Bandeira, sobre os seus projetos na Ásia.

O evento culmina com a inauguração da exposição "Orient Express: Viagem de Retorno", que apresenta parte do acervo agora depositado em Serralves através da exibição de esquissos, desenhos, maquetas, esculturas, fotos e vídeos. Serão assim dados a conhecer importantes projetos de Siza e Castanheira na Ásia, com especial atenção ao processo de estudo, construção e execução do projeto de arquitetura.

Por outro lado, com a exposição "Álvaro Siza: in/disciplina" - que está patente no Museu de Arte Contemporânea de Serralves - a chegar ao fim já no próximo domingo, a instituição promove na véspera, sábado dia 1, a última visita orientada pelo cocomissário Nuno Grande, às 15,30 horas.

Assinalando os 20 anos da construção do Museu, a exposição percorre a trajetória do seu arquiteto através de 30 projetos datados de 1954 a 2019 e documentados em cadernos de esquissos, registos de viagem, publicações seminais sobre a sua obra e testemunhos pessoais de diversas personalidades que com ela se cruzaram.

Esta visita é limitada a 40 participantes e o acesso é feito mediante aquisição de bilhete para o Museu.