Proteção Civil

Situação de contingência leva à ativação do Plano Municipal de Emergência

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_protecao_civil.JPG

Filipa Brito

O Serviço Municipal de Proteção Civil do Porto vai manter ativo até sexta-feira, dia 15 de julho, o Plano Municipal de Emergência, em virtude da declaração da situação de contingência para todo o território continental.

Esta ativação decorre do despacho dos gabinetes da ministra da Defesa Nacional, do ministro da Administração Interna, da ministra da Saúde, do ministro do Ambiente e da Ação Climática e da ministra da Agricultura e da Alimentação, que declara a situação de contingência entre as 00 horas de 11 de julho e as 23,59 horas de 15 de julho, para todo o território continental, dado o agravamento das previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera relativamente ao risco de incêndio rural para os próximos dias. Grande parte do território continental encontra-se nos níveis Elevado, Muito Elevado e Máximo.

A declaração da situação de contingência implica o imediato acionamento de todos os planos de emergência e proteção civil nos diferentes níveis territoriais. Está igualmente prevista a elevação do grau de prontidão e resposta operacional por parte da GNR e da PSP e o reforço do dispositivo dos corpos de Bombeiros.

A ativação do Plano Municipal de Emergência poderá ser prolongada caso a situação assim o determine.

A persistência de valores elevados e muito elevados da temperatura máxima já justificou, na semana passada, a implementação de avisos amarelo e laranja. O cenário deverá repetir-se esta semana, com a Proteção Civil a aconselhar: evitar expor-se ao sol nas horas de maior calor (entre as 11 e as 17 horas); proteger a cabeça, usar óculos escuros e protetor solar de fator igual ou superior a 30; usar roupas leves de algodão e cores claras; prevenir a desidratação bebendo água ou sumos naturais frequentemente; incentivar os idosos e bebés a beber água com frequência; evitar bebidas alcoólicas, com cafeína ou gás ou elevado teor de açúcar; fazer refeições leves e frequentes; durante o dia manter as persianas fechadas e as janelas abertas para circular o ar; e evitar atividades que exijam muito esforço físico.

A Câmara do Porto continuará a acompanhar permanentemente a atualização destas previsões, implementando todas as medidas preventivas e de segurança adequadas e difundindo os avisos julgados necessários.

Em caso de emergência, os munícipes devem contactar o 112 ou o Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto através do número de telefone 225 073 700.