Sociedade

Site de pesquisa de alojamentos coloca o Porto no topo das cidades mais verdes do país

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_reportagem_parque_da_cidade_01.jpg

Filipa Brito

Por cada mil habitantes, a cidade do Porto tem 0.57 metros quadrados de parques e jardins. As contas foram feitas pelo motor de pesquisa de alojamentos de férias Holidu, que comparou as superfícies das 50 principais cidades portuguesas. Uma lista onde a Invicta aparece “coroada a cidade mais verde de Portugal”.

A empresa com sede em Munique, na Alemanha, propôs-se realizar um estudo das cidades com a maior área de parques e jardins por pessoa para ajudar os clientes a “encontrar um local para descontrair e desconfinar”. Com base nos dados do Open Street Maps, encontrou a cidade do Porto.

Entre os vários espaços que tornam a cidade mais verde, o Holidu destaca o Parque da Cidade, que “todos anos atrai inúmeros turistas, que facilmente se perdem nos 10 quilómetros de caminhos” e mais de 80 hectares existentes.

A obra atualmente em curso no parque, que inclui a renaturalização de cerca de 6.500 metros quadrados de área pavimentada do Queimódromo, que passam a integrar este espaço verde, e a plantação de cerca de 2.800 árvores e arbustos, vai aumentar o espaço que aquele motor de pesquisa considera “perfeito para piqueniques com a família, socializar com os amigos e praticar atividade física”.

Nascida em 2014, depois de os seus fundadores terem sentido dificuldade em comparar alojamentos disponíveis para uma viagem para surfar em Portugal, de entre as diversas plataformas de ofertas, a Holidu tornou-se um dos principais motores de pesquisa de casas de férias em todo o mundo, comparando preços de milhões de alojamentos em mais de 100 websites parceiros.

O mecanismo de pesquisa da Holidu usa tecnologia de reconhecimento de imagem desenvolvida pela empresa para encontrar propriedades idênticas oferecidas por diferentes provedores e mostrar onde reservá-la ao melhor preço. Em 2020 e 2021 integrou a lista do jornal norte-americano Financial Times das 1.000 empresas com o crescimento mais rápido.