Mobilidade

Sistema mais moderno coloca o Funicular dos Guindais de novo em circulação

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_funicular_guindais_01.jpg

Miguel Nogueira

Um sistema totalmente novo e moderno, sinalética e cabines renovadas trazem de volta o vaivém do Funicular dos Guindais. Ligação mecanizada entre a Batalha e a Ribeira volta a circular às 8 horas desta quinta-feira, 18 de abril.

"O encerramento do Funicular foi essencial para melhorarmos a experiência do utilizador e evitarmos possíveis avarias", sublinha a gerente da STCP Serviços, entidade que gere o equipamento, ao abrigo do Contrato Programa com a Câmara do Porto.

Teresa Stanislau explica que "o sistema de comando, que permite a deslocação das cabines, tinha sido instalado há vários anos, pelo que exigia uma tecnologia mais recente". Por isso, durante os trabalhos de manutenção, foi substituída a mesa de controlo, o autómato e os sistemas de comunicação e hidráulico dos veículos.

Além disso, foi possível renovar a sinalética informativa e as cabines.

O regresso do Funicular dos Guindais acontece com o horário de verão do serviço. A viagem é gratuita para munícipes com Cartão Porto., titulares de cartão Porto Premium 3 em 1 e assinaturas mensais Andante com zona PRT1.