Cultura

Sismógrafo expõe desenho e pintura de Jorge Queiroz

  • Notícia

    Notícia

Jorge_Queiroz_H_for_heads_2012.jpg

O espaço artístico Sismógrafo inaugura neste sábado, pelas 16 horas, a nova exposição individual de desenho e pintura de Jorge Queiroz, numa iniciativa que tem o apoio do programa municipal Criatório

Intitulada "C for heads / H para cabeças" e com curadoria de Óscar Faria, a exposição marca o regresso deste artista ao contacto com o público do Porto, 10 anos depois da última exposição individual no Museu de Arte Contemporânea de Serralves.

Jorge Queiroz apresenta no espaço da Praça dos Poveiros uma série de desenhos e pinturas de diferentes períodos, centrando-se a mostra num conjunto de trabalhos que procuram revelar o universo fantástico, onírico, de um artista que desafia permanentemente os géneros e os tempos históricos da arte.

Nascido em Lisboa em 1966, Jorge Queiroz estudou ali no Centro de Arte e Comunicação Visual e completou o MFA na Escola de Artes Visuais em Nova York. Expôs o seu trabalho nos EUA e na Europa, destacando-se as exposições individuais na Fundação Carmona e Costa (Lisboa, 2012), Museu de Arte Contemporânea de Serralves (Porto, 2007), Horst-Janssen-Museum (Oldenburg - Alemanha, 2006) e no Künstlerhaus Bethanien (Berlim - Alemanha, 2004), onde fez uma residência artística. Participou na Bienal de Rennes (2016), na Bienal de Berlim (2006), na Bienal de São Paulo (2004) e na Bienal de Veneza (2003). Venceu o prémio AICA em 2016.


A exposição "C for heads / H para cabeças" fica patente no Sismógrafo até 3 de março, sendo visitável de quinta-feira a sábado, das 15 às 19 horas.