Cultura

Simpósio promove difusão de práticas artísticas a partir deste sábado

Facultar a partilha é o objetivo do Symposium de Práticas Artísticas que tem início neste sábado com a participação de 18 artistas convidados.

A segunda edição do evento, uma coprodução da Mezzanine e do Pelouro da Cultura da Câmara do Porto, pretende interpelar o ecossistema artístico através de sessões de práticas artísticas, conversas com artistas e performances.

Com curadoria de Ana Rocha e Jorge Gonçalves, a iniciativa tem como artistas convidados Adriano Wilfert, Andros Zins-Browne, Ana Vujanovic, Bjorn Safsten, Chrysa Parkinson, Daniel Kok, Hana Erdman, Inês Moreira, Juan Dominguez, Katerina Andreou, Ligia Lewis, Lilia Mestre, Maria Jerez, Marta Ziólek, Marten Spangberg, Sasa Asentic, Simon Asencio e Vânia Rovisco.

As práticas artísticas têm tido um papel fundamental na forma como os artistas transmitem o seu know-how e as suas metodologias de trabalho. A investigação artística reside cada vez mais em processos experimentais e relacionais dentro de uma lógica em que ideias e a expressão material destas distribuem movimentos e matérias que equacionam performatividades e especulam perceções e transduções que vão para além do agenciamento humano.

A multiplicidade de dispositivos e modos do fazer artístico que irão ser partilhadas neste symposium ao público em geral revela um espaço discursivo de reflexão artística que é de uma importância fulcral para as artes performativas no Porto.

O Symposium de Práticas Artísticas é um programa dirigido a todo o público interessado, nomeadamente profissionais das artes do espetáculo ou visuais, agentes culturais, investigadores de áreas artísticas e curiosos com ou sem experiência nas áreas artísticas.

Esta segunda edição, que decorrerá no Ateneu Comercial do Porto e no Mira - Artes Performativas, tem design gráfico de Marta Casaca e os apoios da Fundação Calouste Gulbenkian e espaço Mira.

Mais informações aqui.