Sociedade

Simpósio da Fundação Bial explora criatividade "aquém e além do cérebro"

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A 14.ª edição do simpósio "Aquém e Além do Cérebro", da Fundação Bial, atrai ao Porto, até este sábado, vários especialistas internacionais, sob o tema da criatividade, aqui dissecado de forma multidisciplinar. Ao todo, a Casa do Médico recebe quase três dezenas de oradores de todo o mundo.

A discussão entre psicólogos, filósofos, artistas e neurocientistas explora, ao longo do programa, o papel da Inteligência Artificial (IA), mas também a influência de drogas psicadélicas, experiências de quase-morte ou a improvisação musical, os limites da mente e o papel do movimento.

A sessão de abertura contou com a presença da vereadora da Saúde e Qualidade de Vida, destacando, desde logo, a importância do evento, que, desde 1996, "reúne a elite científica internacional das áreas da Neurociências e da Parapsicologia num fórum de debate e atualização científica, que é uma referência mundial".

A importância de ter um Plano Municipal de Saúde

Catarina Araújo não deixou também de assinalar "a louvável missão e trabalho da Fundação Bial", que, este ano, assinala 30 anos de existência, "permitindo descobertas e viabilizando atingir novos patamares de conhecimento, que impactam - e, estou certa, continuarão a impactar - a saúde e o bem-estar dos indivíduos, particularmente no âmbito das Neurociências".

"O Município do Porto reconhece a natureza multidimensional da Saúde, entendendo que o planeamento das políticas e estratégias no âmbito da promoção da saúde deve envolver diferentes atores, ao nível local, e acredita que os esforços conjuntos são os que impulsionam avanços significativos no desenvolvimento de intervenções eficazes", acrescentou.

Neste âmbito, a autarquia foi pioneira e inovadora na criação do seu Plano Municipal de Saúde, pensado, de acordo com a vereadora da Saúde e Qualidade de Vida, "enquanto ferramenta estratégica de gestão, quer para identificar as necessidades em saúde no território, quer para apresentar propostas de ação, numa perspetiva essencialmente preventiva".

Pela Casa do Médico vão passar quase três dezenas de oradores de todo o mundo, destacando, entre outros, Todd Lubart, professor de Psicologia na Universidade de Paris, Marcus du Sautoy, professor de Matemática na Universidade de Oxford e autor de livros, teatro e séries de TV, Penousal Machado, da Universidade de Coimbra, Nicola Clayton e Mark Baldwin, de Cambridge.