Sociedade

Simpósio alerta para a necessidade de prevenir a diabetes

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A Casa do Infante acolheu o simpósio "Diabetes: Entender para Prevenir", que encerrou a iniciativa municipal "Porto Sem Diabetes", decorrida durante o mês de novembro.

Participaram cerca de 70 pessoas, entre cuidadores formais (de instituições diversificadas da cidade) e informais, jovens oriundos de escolas profissionais da cidade, que estão a tirar cursos com ligação à saúde, e alguns representantes de entidades parceiras do município.

A abertura dos trabalhos esteve a cargo da vereadora com o Pelouro da Saúde e Qualidade de Vida, Juventude e Desporto da Câmara do Porto que explicou que a temática escolhida ("Entender para Prevenir") "reflete a abordagem proativa do Município do Porto, determinada em grande medida pela necessidade de nos focarmos, não apenas na gestão da doença, mas, sobretudo, na sua prevenção".

Exemplo disso, referiu Catarina Araújo, é o projeto "Porto sem Diabetes", "que se traduz nas diversas iniciativas que desenvolvemos, sobretudo ao longo do mês de novembro de cada ano (já que é a 14 desse mês que se assinala o Dia Mundial da Diabetes), das quais destaco as avaliações de risco, as sessões de capacitação e os workshops, dirigidos à população ao longo do ciclo de vida, envolvendo jovens, adultos e seniores".

Também objetivos do simpósio foram "fortalecer os laços entre cuidadores formais e informais e as demais entidades presentes", através da partilha de ideias, de saberes e de experiências. "Juntos, podemos criar uma rede de apoio mais eficaz e mais resiliente e construir uma cidade mais informada e mais saudável. Juntos, podemos fazer a diferença", disse a responsável autárquica.

A iniciativa promoveu, também, o uso da ferramenta de avaliação de risco para desenvolver diabetes (Findrisc®), permitindo, de uma forma pedagógica, o conhecimento dos fatores de risco modificáveis e a promoção de competências para a mudança. Contou com a participação dos diretores ou representantes dos ACeS Porto e teve como palestrante a médica de Medicina Geral e Familiar, Conceição Outeirinho, que falou sobre "Cuidar na Diabetes: da prevenção à gestão da doença".